Coluna Conversa de Pista: Brasileiros invadem Daytona

Por Wagner Gonzalez Não poderia haver melhor lugar e oportunidade para Christian Fittipaldi encerrar sua carreira de piloto do que o circuito de Daytona, autódromo situado no norte do Estado da Florida e bem perto de Orlando, tradicional reduto de brasileiros que emigraram para os Estados Unidos. O representante da segunda geração Fittipaldi nas pistas […]

Leia mais

Coluna Conversa de Pista: Elétricos carregam baterias

Os números frios e calculistas que informam o crescimento do mercado mundial de carros elétricos não refletem a concentração do segmento no contexto de transporte, por enquanto significativo apenas na América do Norte, na Europa e em alguns países da Ásia. No automobilismo esportivo a situação não é muito diversa e é curioso notar como […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: O fator

Dirigi o T-Cross em exemplar de pré-produção no circuito particular da cinematográfica Fazenda Capuava, quase lindeira ao Aeroporto de Viracopos, SP. Creio-o versão final, pois será apresentado no dia 25 e, após, no Salão do Automóvel. À venda ? Aposto final março 2019. Passou a obrigatoriedade profissional de usar sedãs de topo, e meu carro […]

Leia mais

Aliança Ford + VW começa tomar forma, – e pode se ampliar

Aos 19 de junho, nota conjunta e cronometrada para ajustar diferentes fusos horários, Ford, em Detroit, EUA, e Volkswagen, Stuttgart, Alemanha, dizia da disposição das companhias em explorar uma aliança estratégica desenhada para fortalecer a competitividade. Explicitava não se tratar de fusão, aquisição, troca de ações, para tranquilizar o mercado, abortar especulações sobre junção das empresas. No Brasil e […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: O novo Jetta

Em sétima geração, o Jetta, sedã desenvolvido sobre a plataforma do Golf, junta o melhor dos mundos: base de qualidade; quatro portas; elegante; motor 1,4 turbo com injeção direta de combustível feito no Brasil; produção no México e importação livre de impostos. Constitui-se num dos bons soldados para a ofensiva de resgate de vendas e […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: Enfim a racionalidade: fim do estepe externo no EcoSport

Ford iniciou fazer os EcoSport sem o estepe pendurado na porta traseira. Já o faz no exterior em sua pioneira função de carro brasileiro produzido em vários outros lugares do mundo. Entretanto no Brasil, pesquisas indicaram desejos dos consumidores em ter tal pedúnculo atracado externamente na tampa posterior. Faz parte do formar a imagem intangível […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: Hora do bom gosto e da elegância. Citroën C4 Cactus

Citroën apresentou no Brasil o novo Cactus. Produto interessante, dito utilitário esportivo. Mescla conceitos visuais de Kia Soul, de Mercedes GLA, e sai-se muito bem. Para o público desejoso de sentir-se superior pela posição de dirigir, ou para os conscientes da necessidade de utilizar veículo melhor dimensionado às emoções do piso desnivelado, esburacado. Linhas se […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: De volta, o Aston Martin DB5 de James Bond

Inglesa fábrica de esportivos Aston Martin se reergue dos riscos de desaparecimento, e com produtos novos e sociedade com a Mercedes-Benz busca tempos mais tranquilos. Dá-se a devaneios promocionais: anunciou produzirá 28 réplicas do mais famoso dos automóveis utilizados pelo personagem James Bond. No caso o Aston DB5 apareceu em Goldfinger, 1964, onde deu tremenda panca numa […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí: Começar de novo. Missão do Citroën Cactus

PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën, DS, das recém compradas Vauxhall, Opel e autopeças, iniciou produzir o novo Citroën C4 Cactus na fábrica de Porto Real, RJ. Em termos morfológicos lembra um Mercedes GLA, com bom conjunto mecânico, liderado por engenho L4, 1,6 litro, turbo, fazendo médios 170 cv. Não é mais um ou apenas outro produto […]

Leia mais

Coluna De Carro Por Aí

Roda-a-Roda Referência – Herbert Diess, presidente da marca Volkswagen, na apresentação dos resultados financeiros da espanhola Seat, sua controlada, saiu-se com comparativo curioso: com a entrada no mercado chinês, quer ve-la como a Alfa Romeo, começando por elevar preços. Alfa hoje é comparável às versões S da linha Audi, os mais caros dos sedãs VW. ? – […]

Leia mais