Notícias

ZF inclui nova solução digital em sua linha de produtos

ZF inclui nova solução digital em sua linha de produtos

Empresa de driveline e tecnologia de chassis, a ZF inclui nova solução digital em sua linha de produtos para veículos comerciais. A partir de 2019, o sistema de transmissão modular TraXon será equipado com uma função opcional de manutenção preditiva. Segundo a companhia, com esse recurso, os frotistas poderão monitorar em nuvem o estado de componentes críticos, como o óleo da transmissão e os discos da embreagem, o que possibilitará fazer o planejamento preditivo da manutenção, reduzir os tempos de parada do caminhão e evitar que o veículo fique inoperante. Tudo isso reduzirá os custos e prolongará a vida útil do componente.

A empresa afirma que, com a nova função de manutenção preditiva, a ZF prepara sua bem-sucedida transmissão modular TraXon para o futuro digital do segmento de veículos comerciais. A partir de 2019, montadoras e frotistas poderão utilizar a tecnologia em nuvem para fazer o planejamento preditivo das manutenções.

Instalados de fábrica nos veículos, a ZF recorre aos módulos que enviam informações sobre o estado da transmissão para a nuvem da montadora. A plataforma de dados da montadora fica em contato permanente com a nuvem da ZF, que, com base nos dados recebidos, elabora relatórios detalhados sobre a condição dos componentes da transmissão, que poderão ser acessados pela montadora e pelo frotista para fazer o planejamento preditivo das manutenções.

“Com a nossa nova função de manutenção preditiva, estamos ampliando a integração da transmissão TraXon. Montadoras e frotistas adquirem um verdadeiro valor agregado, já que com os relatórios de diagnóstico poderão contar com todo o nosso  know-how em matéria de transmissões e  nossa competência em digitalização. Dessa forma, a ZF atende à sua meta de fornecer sistemas mecânicos inteligentes completos”, afirma Winfried Gründler, Head da unidade de transmissões para caminhões e vans da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais.

Em sua estratégia de manutenção preditiva, a ZF foca componentes individuais críticos e peças sujeitas ao desgaste, como o óleo da transmissão e os discos da embreagem. De acordo com a empresa, a grande vantagem é que a avaliação constante dos dados e a consequente possibilidade de trocar ou reparar os respectivos itens em tempo podem evitar panes com elevados custos. Os períodos de imobilização e inoperação dos veículos serão reduzidos ou até mesmo zerados e a vida útil da transmissão, prolongada. Sem contar que os frotistas não precisarão mais dos complexos planos de emergência que visam manter a cadeia de fornecimento em caso de avaria. Como resultado, o custo total de propriedade diminuirá consideravelmente.

No desenvolvimento do novo recurso da TraXon, a ZF alavancou sua experiência na área de tecnologia industrial, campo em que a empresa já oferece manutenção preditiva de transmissões para geradores de energia eólica. Além disso, a companhia mira o futuro do trânsito: se, no longo prazo, a condução autônoma também for implementada no segmento de veículos comerciais, a manutenção preditiva será um requisito fundamental para assegurar processos logísticos perfeitos no transporte de longa distância.

ÚLTIMOS POSTS