Aplicativos: Frete na palma da mão do transportador

Aplicativos: Frete na palma da mão do transportador

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/02/2019

Conheça alguns dos aplicativos que encontram carga para motoristas de caminhão, com muita facilidade e agilidade, de maneira gratuita, com uso apenas de um smartphone conectado à Internet

Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Divulgação

Tudo o que precisamos hoje, podemos conseguir com o uso apenas do celular. Quer chamar um táxi, pedir comida, comprar uma televisão. É muito fácil, basta conectar o seu smartphone na internet e fazer o seu pedido. A única preocupação é usar fornecedores confiáveis.

Hoje está todo mundo conectado, tanto que as pessoas andam nas ruas, fazem refeições, e até namoram com um telefone nas mãos. Se a tecnologia está aí para aproveitarmos, porque não encontrar a carga que você precisa usando esse mesmo dispositivo.

Os aplicativos de busca de cargas já são realidade entre os motoristas de caminhão, transportadoras, frotistas e até mesmo grandes empresas do setor. Funcionam mais ou menos da mesma maneira, com algumas particularidades, mas em geral o motorista não paga nada para usar a plataforma e encontrar sua carga.

Ariadne Godinho, diretora comercial e sócia majoritária da Fretebras, conta que o aplicativo foi criado por conta de uma necessidade do mercado. “Percebemos que os caminhoneiros ficavam parados em postos de combustível aguardando carga, sem saber que a 2 km de distância havia uma carga ideal para ele. O mesmo ocorria do lado do embarcador ou transportadora, que pagavam “chapas” para divulgarem suas cargas em diversas localidades, senão o carregamento não ocorreria com a rapidez desejada. Esta demora em o caminhoneiro encontrar a carga ou vice e versa onerava as duas partes, encarecendo o processo como um todo. A nossa ideia foi criar uma plataforma online por meio da qual todos os embarcadores e transportadoras da América do Sul conseguissem anunciar as suas cargas em tempo real”, comenta.

Ariadne Godinho explica para usuário funcionamento do App

Já o diretor Executivo TruckPad, Carlos Mira, que tem mais de 35 anos de vivencia no segmento de transportes, conta que em 2011 foi visitar o Vale do Silício, nos EUA, berço de empresas de alta tecnologia, e teve o primeiro contato com o Ubercab, como era chamado o Uber, e voltou para o Brasil com essa ideia: ajudar quem tem caminhão a localizar carga.

“No começo foi difícil, pois nenhum caminhoneiro usava smartphone, mas resolvi empreender considerando a palavras de especialistas que diziam que em breve todo mundo teria smartphone, que seria acessível em relação a preço e indispensável”. Dito e feito.

Carlos Mira, da Truckpad, ficou especialista em tecnologia de Apps

Por conta do Truckpad, que ganhou vários prêmios, Carlos foi convidado a morar no Vale do Silício em 2014, se associou com uma start up focada em tecnologia chamada Movile e melhorou o App de maneira significativa.

Aplicativo da Truckpad

Outra empresa do ramo é a Brasil Fretes, que também tem como objetivo conectar clientes Embarcadores, Transportadoras e Caminhoneiros autônomos, otimizando assim as contratações de fretes. Leonardo Ribeiro, gerente de Operações da empresa, explica que a plataforma online trabalha com sistema de combinação inteligente, bem simples: “o caminhoneiro disponibiliza seu caminhão para o transporte, os contratantes publicam suas demandas e o sistema notifica os caminhoneiros/transportadoras sobre os fretes disponíveis, conforme perfil de cada carga”, diz.

Brasil Frete na tela do computador

Na Fretebras, as empresas assinantes anunciam as suas cargas na plataforma e os caminhoneiros interessados entram em contato diretamente com eles. “As empresas também podem procurar ativamente um caminhoneiro para realizar o seu carregamento através da Fretebras. A negociação sempre se dá entre as partes, sem nossa interferência”, observa Ariadne.

Carlos explica como é a operação na Truckpad: “quem tem caminhão entra no mercado e quem precisa de caminhão procura no mercado, que nesse caso é a nossa plataforma, através do aplicativo ou do site. Quem tem caminhão pode ser autônomo, empresa pequena, média ou grande, que ao instalar nosso aplicativo nos smartphone consegue ver um mapa. Do outro lado, empresas que precisam contratar frete, entra no site e faz uma oferta de carga, através do mapa consegue enxergar o motorista mais próximo”.

O diretor da Truckpad deixa muito claro que o aplicativo não é uma transportadora, não emite conhecimento, não contrata seguro, não recebe frete e não paga frete. “Não competimos com as transportadoras, não temos envolvimento com o pagamento do frete. A empresa paga direto para o motorista”, afirma Carlos.

Para encontrar cargas no App da Brasil Fretes, o motorista pode baixar o aplicativo na loja da Google Play ou na App Store, caso queira, pode também acessar o aplicativo da Brasil Fretes no navegador do celular ou do computador. “A Plataforma é totalmente gratuita para o motorista, que pode ter qualquer tipo de veículo de carga”, avalia Leonardo.

O mesmo procedimento é oferecido pela Fretebras, ou seja, o motorista pode acessar o site ou baixar o aplicativo e se cadastrar. “O cadastro é simples, rápido e gratuito. O motorista não paga absolutamente nada, é 100% gratuito para eles”, garante Ariadne.

Na TruckPad, o motorista também tem o serviço de forma gratuita, ele baixa o App, coloca o CPF e a placa do caminhão. Porém a empresa é bem cuidadosa em relação às contratações. “A gente tem um processo supercuidadoso de curadoria, oferecendo as garantias mínimas que o motorista é um bom motorista e que a empresa é uma boa empresa. O motorista que baixa o aplicativo terá certeza de que só vai trabalhar para empresas que fizeram um cadastro criterioso no aplicativo. E é realizada uma série de conferências antes de autorizar a entrada da empresa”, conta Carlos.

 

Os contratantes

 

Quem paga o serviço em todas os aplicativos é o contratante, de maneiras variadas. Na Brasil Fretes cobra-se uma pequena mensalidade do cliente. Já a Fretebras explica que empresas embarcadoras e transportadoras que desejam anunciar as suas cargas pagam uma mensalidade, atualmente no valor de 95 reais por filial.

“A assinatura possibilita o anúncio de fretes e acesso à página de veículos, na qual a empresa pode buscar ativamente um veículo ideal para carregar o seu produto, além de outras ferramentas exclusivas. Não há cobrança de taxas adicionais, apenas a mensalidade”, completa Ariadne.

Na TruckPad o sistema é um pouco diferente, já que existem várias formas de remuneração: por mensalidades, de acordo com a necessidade da empresa, por meio de taxa de implantação e até mesmo de maneira avulsa.

Leonardo explica ainda que através do Brasil Fretes, o cliente embarcador pode solicitar cotações para transportadoras ou ofertar suas cargas para transportadoras ou caminhoneiros autônomos. “A Transportadora por sua vez, participa de cotações disponíveis e salas exclusivas, além realizar a captação de caminhoneiros, disponibilizamos um chat para negociação”, complementa.

Todos os tipos de carga são aceitos pela FreteBras e o contratante se conecta pelo site, através do qual acessa a página exclusiva de assinantes.

O Brasil Fretes oferece outras vantagens para o contratante, como otimização nas contratações de fretes; planejamento de demandas futuras; sala Exclusiva do Embarcador, que permite que o cliente monte seu próprio marketplace, convidando transportadoras para participar do seu ambiente. “Além disso, pode publicar demanda fechada, deixando seus contatos privado, fazer negociação direta com cliente; acompanhar em tempo real dos fretes disponíveis; ter total visibilidade dos negócios contratados e fazer transações de documentos via aplicativo e plataforma web”, conta Leonardo.

Caminhoneiros

O caminhoneiro que utiliza o aplicativo da Fretebras tem diversas vantagens. Ariadne explica que através do app, seu cadastro fica armazenado, sendo assim, basta informar a sua localização que automaticamente serão mostrados os fretes disponíveis para o seu tipo específico de caminhão e carroceria.

“Ao informar a sua localização para buscar os fretes, ele também fica visível para que empresas interessadas em seu perfil entrem contato diretamente e ofereçam um carregamento. Além disso, ele tem acesso as vagas de agregamento disponíveis e compatíveis com o seu veículo, e consegue ver saldo de seus cartões de pagamento de frete”, conta.

A Truckpad também oferece oportunidades ao motorista, principalmente por meio das parcerias que faz com grandes empresas, tudo para construir uma dinâmica de criar soluções para o dono do caminhão, além da carga. “Temos parceria com a Mercedes-Benz, Ford, Scania, Shell, Sascar, Sachs, Goodyear, etc”, explica o diretor.

“Além disso, os motoristas ganham benefícios e cupons através do aplicativo, vouchers de abastecimento, entre outros. Queremos que o motorista não volte no aplicativo só quando ele precisa de carga, mas em outras situações também. No App oferecemos busca de carga, área de serviços onde pode fazer cotação de seguro, calcular o preço de frete de acordo com a ANTT, custo do pedágio na rota, e outras facilidades para alguns serviços. Temos ainda uma parceira com site Apontador, que inclui os serviços disponíveis na rota do motorista, posto, guincho, autopeças, mecânicos”, complementa.