Dicas de pneus: Cuidar bem para durar mais

Se a manutenção preventiva dos pneus é importante em carros de passeio, imagine como é essencial para os veículos de transporte de carga. O objetivo é sempre garantir a segurança do motorista, dos passageiros e da carga. E além de segurança, a manutenção regular dos componentes ajuda na durabilidade de todo sistema de undercar, ou seja, tido que esta debaixo do carro.

As principais fabricantes dos compostos de borracha divulgam frequentemente uma série de medidas a serem tomadas nesse sentido. A primeira é manter os pneus sempre com a pressão correta, e dessa forma o cliente reduz inclusive o consumo de combustível, seu principal custo operacional. Adicionalmente, ao cuidar bem dos pneus, a empresa diminui o risco de paradas, ou mesmo acidentes, causados por pneus mal calibrados, desalinhados ou, até mesmo, carecas, segundo a Michelin.

Para saber a pressão correta, o ideal é seguir as especificações de cada fabricante do veículo, de acordo com a Goodyear. Em seguida, é recomendável fazer a revisão e verificar se há algum desgaste irregular, corte ou deformação nos pneus bem como qualquer ranhura ou elemento que possa danificá-lo.

A Bridgestone reforça que o rodízio é imprescindível para prolongar sua vida útil dos pneus . Este procedimento permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.

Não se esqueça de fazer a checagem no pneu sobressalente do seu VUC, principalmente se ele fica armazenado do lado de fora. A recomendação da Continental é realizar, além da verificação rotineira da pressão, uma checagem periódica contra possíveis furos ou danos.

A Pirelli alerta ainda para nunca esvaziar ou reduzir a pressão dos pneus enquanto eles estiverem quentes devido à utilização. Além disso, é importante balancear as rodas e alinhar o veículo a cada 10.000 km, por ocasião da troca dos pneus ou sempre que forem sentidas vibrações.

Uma checagem visual deve ser feita sempre, de acordo com a Dunlop. Pneus carecas são identificados facilmente mas, para ter certeza de que eles ainda estão em bom estado, verifique a profundidade dos sulcos da banda de rodagem.

Vale lembrar que a legislação brasileira determina que os sulcos dos pneus tenham no mínimo 1,6 mm de profundidade, mas o ideal é ter 3 mm para que, em caso de pista molhada, água escorra sem dificuldade, comprometendo a segurança de frenagem.

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