Editorial – Mercado de Vucs: Esperanças renovadas

Editorial - Mercado de Vucs: Esperanças renovadas

Todo começo de ano é a mesma coisa, fazemos promessas, resoluções e renovamos nossa esperança por um mundo melhor. Parece clichê, mas faz parte do ser humano sonhar com tempos melhores, com uma vida mais tranquila, com saúde, paz e dinheiro no bolso. Isso mesmo: dinheiro no bolso.

Atravessamos uma fase complicada em relação à nossa economia, foi um ciclo viciante: reduzia o consumo, a produção caia, trabalhadores perdiam seus empregos, e novamente reduzia o consumo. E assim nos viramos durante quase três anos, e a cada virada vinha novamente a esperança renovada: este ano tudo vai ser diferente.

E os que perderam o emprego foram se virar. Essa é a parte mais interessante da esperança renovada do povo brasileiro. Quantos profissionais de indústria que eu conheço, ficaram sem seus postos e foram trabalhar como motorista de aplicativo, fazendo bolos, buscando novos empreendimentos, por pequenos que fossem. Inclusive, muitos deles compraram um VUC com suas rescisões e foram fazer carreto.

Mas agora está tudo um pouco diferente. As esperanças foram renovadas ainda no final do ano que passou, e pelo menos no nosso setor, as coisas estão melhorando. Montadoras já fecharam 2017 com alta nas vendas, segundo a Fenabrave (Federação de Distribuidores de Veículos), foram 2,24 milhões de licenciamentos de veículos contra 2,05 milhões em 2016. Nada perto do recorde de 2012, que vendeu 3,8 milhões de unidades… Bons tempos.

Esperanças renovadas, estamos esperando sim por um ano melhor na economia, dentro e fora do nosso setor. Mesmo em ano de eleição, e isso preocupa muito, os comandantes acreditam em crescimento, o que vai reverter em mais confiança no consumo. Aí sim, o ciclo fica bom: aumenta o consumo, produz-se mais, logo empregos são gerados, e o consumo aumenta novamente. Essa é a nossa esperança para 2018.

Falamos sobre isso nesta edição, numa matéria na qual os executivos de grandes fábricas de veículos expressam suas opiniões – positivas por sinal – sobre o mercado em 2018. Trazemos ainda uma matéria especial com os pneus para os modelos de VUCs e a avaliação do mais recente veículo urbano de carga, o Citroën Jumpy. E tem mais, pessoal, é só abrir a revista e saborear. Obrigada pela atenção, um ano novo de maravilhas para todos, com renovadas esperanças! Beijo enorme e até a próxima.

Editorial - Mercado de Vucs: Esperanças renovadas
Carol Vilanova – editora da Revista Frete Urbano

ÚLTIMOS POSTS