Entrevista

Entrevista: Mercado de VUCs crescerá nos próximos anos

O bate papo é com o gerente de Engenharia e Planejamento de Produto da CAOA,
Leonardo Luckacs. Ele afirma que a marca acredita no segmento de VUCs e tem muitas facilidades para o transportador, no momento em que a fábrica faz 10 anos

Texto: Carolina Vilanova  | Fotos: Divulgação Hyundai CAOA

Revista Frete Urbano: A Hyundai CAOA Montadora teve sua fábrica inaugurada em 2007, justamente para produzir a caminhonete HR. Por que esse segmento foi uma aposta logo no primeiro momento?
Leonardo Lukacs: Na época da implantação da fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), as nossas pesquisas de mercado indicavam um aumento gradativo e duradouro da demanda por veículos comerciais leves, tanto por profissionais autônomos, como, também, por grandes frotistas. Entre os motivos para esse aumento da procura por esse tipo de veículo comercial podemos citar os esforços, que envolveram diversos setores da sociedade, e que resultaram na implementação de uma zona de restrição de circulação de veículos comerciais de médio e grande porte nos grandes centros urbanos, adotada por diversas capitais do país, como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Além disso, os constantes esforços para aumentar ainda mais a eficiência da logística na entrega/retirada de encomendas e cargas nas principais cidades, resultaram em uma nova organização da cadeia logística, que, por sua vez, culminou no aumento pela procura por veículos comerciais mais ágeis, principalmente, no intenso trânsito urbano, com elevada capacidade de carga, reduzidos níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes, elevada robustez e manutenção rápida e de baixo custo. E, justamente nesse contexto que o nosso modelo HR se encaixa perfeitamente, o que pode ser comprovado pelo fato dele ter terminado 2016, pelo décimo ano seguido, na liderança isolada do seu segmento.

RFU: Quais veículos são produzidos em Anápolis e qual a capacidade produtiva atualmente? Desses quais são voltados exclusivamente para o mercado de comerciais?
Lukacs: A fábrica tem capacidade para produzir cerca de 86.000 unidades por ano. Atualmente, a fábrica produz quatro modelos Hyundai, sendo três veículos de passeios: Tucson, New ix35 e New Tucson, e o HR, voltado para o mercado de comerciais leves.

Entrevista: Mercado de VUCs crescerá nos próximos anos
Entrevista: Mercado de VUCs crescerá nos próximos anos

RFU: Os veículos podem sair de fábrica já com os implementos, como isto é feito?
Lukacs: Com o objetivo de oferecer uma gama de veículos comerciais leves que privilegia a versatilidade, optamos por não disponibilizar esta opção de fábrica. Com isso, o cliente tem assegurada a sua liberdade de escolha, podendo optar por selecionar um fornecedor que melhor atenda às necessidades especificas de utilização.

RFU: Existe grande credibilidade em comerciais leves pela marca nos dias de hoje? Em sua opinião, é um mercado que vai crescer?
Lukacs: Os modelos comerciais leves da Hyundai produzidos em Anápolis (GO) e comercializados pela CAOA conquistaram, ao longo dos anos, o reconhecimento do exigente cliente desse segmento, principalmente, por possuir atributos como: elevado desempenho, baixo custo de manutenção, robustez e versatilidade.
Uma prova disso é o sucesso de vendas da camioneta HR, que mantém a liderança de vendas por 10 anos consecutivos em seu segmento e que oferece aos seus proprietários uma das melhores relações custo x benefício quando comparado com os seus concorrentes diretos. Além disso, acreditamos que o mercado de veículos comerciais leves crescerá nos próximos anos, pois há uma tendência de aumento da demanda por modelos de porte menor, decorrente dos esforços de empresas para aumentar ainda mais eficiência da logística no transporte de encomendas e cargas nas principais metrópoles do país.

RFU: Como a marca enxerga o mercado nacional de veículos comerciais leves nesse momento?
Lukacs: Atualmente, estamos vivendo um momento de definições, o que, consequentemente, afeta todo o mercado nacional, incluindo o segmento de veículos comerciais leves. Mas, temos a expectativa de uma melhora significativa e duradoura a partir deste ano. Vale a pena destacar que nós, da Hyundai CAOA, acreditamos no enorme potencial que o mercado brasileiro possui e, por isso, mesmo diante das dificuldades do atual cenário econômico e em um movimento oposto ao adotado por alguns concorrentes, continuamos a investir na expansão da nossa rede de Concessionárias, com a abertura de novos pontos de vendas. Com isso, aumentamos a nossa presença em mercados estratégicos, além de estarmos ainda mais preparados para atendermos ao aumento de demanda que estamos prevendo.

RFU: A marca oferece consórcio e financiamento para o transportador? Como o profissional pode chegar nessas facilidades?
Lukacs: A CAOA disponibiliza uma série de condições especiais para aquisição dos modelos comerciais leves Hyundai. Para obter mais informações sobre essas vantagens, recomendamos que o cliente procure uma Concessionária CAOA mais próxima e converse com os nossos consultores de vendas.

Caoa Montadora 10 anos de fábrica em Goiania
Caoa Montadora 10 anos de fábrica em Goiania

RFU: Vendas online, é uma tendência ou realidade?
Lukacs: Acreditamos na importância desse relacionamento online com os nossos clientes, que a cada dia ganha mais relevância no processo de escolha e compra de um comercial leve 0 km. Por isso, a empresa tem realizado investimentos nesse canal de contato com o público consumidor, como, por exemplo, a criação de um setor da empresa destinado ao atendimento virtual, responsável pelo desenvolvimento de ações que coloquem a CAOA na dianteira dessa tendência. Por conta da especificidade e das características do setor de transporte de carga, o processo de escolha e compra de um veículo utilitário se difere, em muitos aspectos, daquelas adotadas para os carros de passeio. O consumidor de veículos comerciais, seja ele um profissional autônomo ou frotista, de qualquer porte, adota uma estratégia racional para a escolha e compra de um novo modelo. Entre os aspectos analisados pelo cliente estão: adaptabilidade do veículo às necessidades especificas do produto transportado, capacidade de carga, versatilidade, níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes, robustez, garantia original de fábrica e custos de manutenção. Devido à essa grande demanda de informações técnicas e detalhadas, é primordial que esse cliente seja atendido por um consultor de vendas diferenciado, altamente especializado e treinado, focado na compreensão das necessidades e especificidades das demandas do cliente, para, assim oferecer o produto/especificação mais indicado. E, por isso, nesse momento, investimos no aperfeiçoamento da nossa rede de Concessionárias e no treinamento/especialização dos nossos consultores de vendas de veículos comerciais.

RFU: Qual o tamanho da rede de concessionárias da marca?
Lukacs: Atualmente, a Hyundai-CAOA conta com 60 pontos próprios de vendas de veículos comerciais leves da marca.

RFU: Em relação ao pós-vendas, o que o transportador pode esperar da Hyundai CAOA? Existe uma preocupação de entregar a peça para que o serviço seja feito o mais rápido possível e o transportador fique o menor tempo parado?
Lukacs: Sabemos da importância que o veículo comercial possui para a manutenção do negócio do frotista, por isso, um dos principais focos das ações desenvolvidas e implantadas pelo nosso departamento de Pós-Venda é o de minimizar o tempo de imobilização dos veículos comerciais para a realização de reparos e/ou manutenção, além da constante redução do custo do quilômetro rodado.
Atualmente, o nosso prazo de entrega de entrega de componentes de veículos comerciais para as oficinas da nossa rede de Concessionárias se equipara as melhores redes logísticas automotivas do País. Porém, estamos avaliando constantemente evoluções que melhorem ainda mais esse indicador, possibilitando atender ainda mais rápido as demandas dos nossos clientes. Prova disso é que, ao longo de 2016, fizemos importantes benchmarks (processo de comparação de produtos) nacionais com relação às melhores práticas de logística de componentes. Iniciamos o ano de 2017 com ações já implantadas na nossa rede e esperamos continuar observando resultados positivos, que certamente contribuirão para a evolução dos índices de satisfação dos nossos clientes.

RFU: As oficinas oferecem revisões programadas com preços fixos ou alguma vantagem nesse sentido?
Lukacs: Os nossos clientes de veículos comerciais contam com as vantagens e comodidade proporcionados pelo plano de revisões programadas de fábrica com preços fixos, que já incluem os valores de peça e mão de obra. Com isso, os proprietários sabem, de forma antecipada, os custos das revisões periódicas e, assim, podem programar esse gasto em seu orçamento. Além disso, já promovemos, de forma experimental, algumas campanhas de manutenção com preços fixos, envolvendo itens de desgastes natural, como, por exemplo, discos e pastilhas de freios dianteiro, amortecedores, tambores de freios traseiros, entre outros. Com valores bastante competitivos, que envolviam os custos de peça e mão de obra, essas ações tiveram resultados positivos e, por isso, já estamos trabalhando em novas campanhas.

RFU: Existe inclusive um programa de assistência 24 horas?
Lukacs: Toda a linha de comerciais leves da Hyundai conta, por um período de 12 meses após a data da compra, com um programa de assistência 24 horas, que providencia, em casos de pane imobilizante, a remoção do veículo para a concessionária mais próxima com atendimento para veículos comerciais.

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