Matéria de capa

Fiat Toro: picape com tecnologia e materiais nobres

Na onda das picapes médias, ou como a própria Fiat denomina um Sport Utility Pick-up (SUP), o Toro é realmente de se destacar, com versões que atendem os gostos e necessidades de quem usa para o transporte, trabalho ou lazer.

Rodamos com a versão Freedom 2.0 16V Diesel, com câmbio manual de 6 marchas e tração 4×4, um VUC bem esperto no motor econômico ao mesmo tempo, boa opção para quem precisa de uma caçamba ampla para trabalhar com cabine dupla.

Fiat Toro: picape com tecnologia e materiais nobres

Construído sobre uma plataforma bastante robusta, o Fiat Toro oferece ao transportador uma novidade exclusiva na categoria: a tampa da caçamba bipartida, com duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas.

A porta é leve e facilita o acesso ao compartimento de cargas, que comporta 820 litros, podendo ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com o uso do extensor, acessório original da marca, que aumenta o comprimento da caçamba.

E já que o transportador precisa de robustez, a carroceria do tipo monobloco tem suspensão totalmente independente na dianteira e na traseira, o que ajuda demais. A dianteira traz o sistema McPherson e a traseira a multilink, ou seja, multibraço.

A engenharia da marca explica que os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais garantindo isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Na prática, isso se traduz em melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo quando carregada. A direção com assistência elétrica deixa a picape bem gostosa de manobrar, apesar de não esterçar muito.

O conjunto de powertrain do modelo é igualmente robusto, com uma mecânica bem tecnológica. O motor diesel Multijet II é bastante ágil, com ótima isolação acústica, que arracanca bem, com seus 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm.

Entre as características do propulsor destacamos o baixo nível de emissão de poluentes e o ótimo torque. Aliado ao câmbio manual, porem, suave ao engatar as marchas, o modelo se torna bem gostoso de dirigir, com uma alta dose de força quando requisitada.

Em termos de design fica em evidência o conjunto ótico dianteiro, muito moderno e bonito, com luz DRL (Daytime Running Lamp) e iluminação a LEDs de alta intensidade. A Fiat adotou para o desenho do Toro o conceito Wrap Around, que envolve a carroceria.

As linhas levam a uma cintura alta, com muita modernidade e fluidez. As lanternas traseiras com LEDs tem o posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo. O emblema da Fiat é a maçaneta da porta traseira, muito elegante.

 

Por dentro, o Fiat Toro é extremamente confortável e funcional, projetado com materiais de primeira, prezando a durabilidade, uma boa dica para o transportador. O painel mostra desenho moderno, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”.

Para finalizar, vamos listar o tanto de recursos que oferece, começando pelos sistemas de segurança passiva, sete air bags dispositivo de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), os controles de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), o gerenciado de transferência de torque para as rodas (TTC) e o Hill Holder, que mantém o carro imóvel até a arrancada.

O Toro Freedom 2.0 diesel 4×4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória, alarme e iluminação de caçamba, além da central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Preço? A partir de R$ R$ 88.980,00.

 

Ficha técnica  
Motor Dianteiro, transversal
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Diesel
Cilindrada 1 956 cm³
Potência 170 cv a 3 500 rpm
Torque 35,7 kgfm de 1 750 rpm
Câmbio Manual de 6 marchas
Tração 4×4
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspensão traseira Multlink
Direção Elétrica
Rodas Aço, 16
Pneus 225/70 R16

 

 

Dimensões  
Comprimento 4,91 m
Largura 1,88 m
Altura 1,68 m
Entre-eixos 2,99 m
Caçamba 820 l
Tanque 60 l
Peso em ordem de marcha 1 788 kg

 

ÚLTIMOS POSTS