Frete a frete: conheça os transportadores VUCs

Frete a frete: conheça os transportadores VUCs

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/02/2019

Para comprovar a força do segmento de VUCs, a gente não podia ficar de fora. Todos os meses para a
distribuição da Revista eles estão a postos. No mês passado, Sudário Paulino Rosa, proprietário da empresa BRT Express, foi o responsável por carregar a tiragem da Revista da Gráfica e trazer até a nossa sede. Atualmente ele tem na sua frota seis veículos, sendo três Fiorinos, uma Sprinter, uma Iveco Daily e uma Saveiro. Com seu super ajudante, Bruno, eles fazem diversas distribuições urbanas. A empresa fica na Freguesia do Ó, em São Paulo.

Luiz Antônio Gomes

O Luiz Antônio Gomes tem 50 anos e trabalha com transportes há 38. Ele começou como funcionário de empresas de transportes, mas atualmente dirige um veículo próprio, uma Iveco Daily 35514, ano 2011, que comprou há seis anos. O Luiz teve uma trajetória muito comum entre os motoristas: começou como ajudante e quando surgiu a oportunidade, começou a trabalhar como motorista.

Edilson da Silva e Silas Oliveira

Encontramos o Edilson Nivaldo da Silva, de 47 anos e o Silas Oliveira, de 35, fazendo uma mudança em um prédio em Santos (SP). Os dois trabalham para a JF Mudanças, o Edilson como motorista e supervisor e o Silas como ajudante. O Edilson está na empresa desde 2015 e diz gostar bastante do que faz. O Silas faz coro com o Edilson e nos conta que tem vontade de um dia, estar no assento do motorista. “Nós aprendemos a fazer de tudo, conhece lugares diferentes, viajamos bastante”, conta o ajudante animado.  Ambos gostam de trabalhar com os VUCs, pois segundo eles, só tem vantagens. “Não tem restrição de horário, é fácil de dirigir e são confortáveis”, explica o Silas.

Os irmãos Vagner e Valdinei Freitas

O Vagner Freitas tem 48 anos e há três trabalha com transporte. Ele explica que começou na carreira por acaso. Ele trabalhava em uma empresa e um dia, estando de férias, foi ajudar o cunhado a fazer algumas entregas. Gostou da experiência e com as dicas do cunhado, saiu da empresa de onde trabalhava, comprou um VUC e começou a trabalhar. Ele dirige uma HR 2011 e adora o que faz. Ao lado dele está o irmão Valdinei Freitas, de 47 anos. O Valdinei trabalha junto com o irmão há um ano e assim como o Vagner, gosta bastante do que faz. Ambos gostam de acompanhar os lançamentos do mercado. Já na hora de pensar em um veículo novo, os dois divergem: o Vagner pensa em adquirir uma Iveco, já o Valdinei gostaria de uma HR.       Apesar de gostos diferentes, ambos dizem que a melhor parte de trabalhar com transporte é a liberdade que a profissão dá.

Geovan e Adenário

O Geovan Alves Amorim, de 46 anos, trabalha como motorista autônomo desde 2008. Ele era motorista em uma outra empresa e quando saiu, juntou o dinheiro da rescisão e comprou o seu veículo. Ele dirige uma Iveco Vertis ano 2010. O motorista é de São Vicente (SP) e diz que faz entregas em todo o litoral paulista, de ponta a ponta, desde o litoral sul até o litoral norte. Já o Adenário Alves, de 24 anos, trabalha como ajudante ao lado do Geovan. Adenário tem planos para o futuro: ele quer um dia trabalhar como motorista e dirigir o seu próprio veículo, uma Iveco ou um Cargo.

Anderson,Valmir e Fábio

O Anderson Aparecido Dias, de 37 anos, já trabalha há dez anos como motorista. Ele é funcionário de transportadora, mas confessa que a ideia de ter um veículo próprio é bastante tentadora. O Anderson dirige um Iveco 2018 e segundo ele, é o melhor carro que tem para esse tipo de serviço. “É versátil, confortável, tem bom rendimento”, explica o motorista. Ele conta que já conheceu diversas cidades com o serviço. “Já fui para Barretos, Olímpia, Presidente Venceslau”, diz o motorista. O Anderson tem dois ajudantes: o Valmir Barbosa, de 27 anos e o Fábio Carlos de Macedo, de 36. Ambos gostam bastante do que fazem e pensam em um dia, sair do lado de ajudante e sentar na cadeira do motorista.

Carlos Alberto da Silva

O Carlos Alberto da Silva tem 31 anos e há dez trabalha na área de transportes. Ele começou como ajudante e com o tempo, conseguiu a sonhada vaga de motorista. Carlos Alberto é de São Paulo e costuma atender as cidades do litoral e interior do estado. Ele atualmente dirige um Cargo, que pertence à empresa. O motorista tem planos para o futuro: quer um dia ter o veículo próprio e trabalhar como agregado para a empresa na qual é funcionário.

Evandro Aparecido

O Evandro Aparecido, de 31 anos, trabalha há quatro anos como motorista. Ele dirige um HR 2013 próprio e explica que gosta bastante de trabalhar como motorista. “Eu passo dia inteiro fazendo o que gosto, que é dirigir, não tem o que reclamar”, explica ele. Para o ano que vem, o Evandro pensa em trocar o veículo, mas ainda não decidiu qual. Ele gosta bastante do HR, mas ainda não tem certeza se vai manter o veículo. “O HR é bacana, mas ainda preciso pensar se vou continuar com essa linha ou trocar”, explica o motorista.

Wilson de Paula e Alex Fernandes

Encontramos o Wilson de Paula Barbosa e o Alex Fernandes fazendo uma entrega. Eles estavam com pressa, mas toparam falar com a nossa reportagem. O Wilson é motorista e já trabalha há bastante tempo como motorista. Na atual empresa, ele está há um ano e dirige uma Iveco Daily. Já o Alex começou há pouco tempo, somente um mês na empresa, mas afirma que gosta bastante do que faz. Quando perguntamos o que eles mais gostam no trabalho, os dois são enfáticos em dizer que gostam principalmente de conhecer novos lugares, viajar. “Já fomos bastante ao litoral norte, é lindo lá, faz o cansaço valer a pena”, explica o Alex. Ele e o Wilson pedem licença e saem apressados, pois tinham que ir logo ao próximo destino fazer suas entregas.