Frete drive: Peugeot Expert é o VUC cheio de versatilidade

O tamanho do potencial do Peugeot Expert dá para ser medido pela sua trajetória na Europa. Está na estrada desde 1995 e divide a plataforma com os modelos Citroen Jumpy – assim como aqui no Brasil, e com a Fiat Scudo. Mais tarde ainda ganhou um novo parceiro, o Toyota ProAce. Todos dividem o mesmo design e engenharia, com sutis mudanças de acabamento entre cada marca.

Também na Europa, o Peugeot Expert está na terceira geração, por isso já conta com uma série de versões e motores, que comprovam que os anos fizeram bem ao modelo e adotou um rumo certo ao desembarcar no Brasil. A primeira configuração a chegar foi a furgão, exatamente a que mostramos neste teste, mas a de passageiros deve chegar logo mais.

Um dos fatores mais importante desse veículo é o ter sido projetado sobre a versátil plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform), a mesma do modelo 3008. Ou seja, a marca consegue combinar a capacidade de carga de furgão, que é de 1.500kg, a dirigibilidade de um automóvel. Inclusive, pode ser guiado com a carteira de habilitação categoria B, a mesma de quem dirige carros.

A cabine oferece uma posição elevada de dirigir, oferecendo conforto ao transportador, e conta com vários porta-objetos e botões de fácil acesso. Tudo pela ergonomia de quem precisa de produtividade e passa muitas horas dentro do carro. Uma bandeja do tamanho de uma folha A4 pode ser montada no banco do meio, transformando o Expert num escritório móvel. Ah, silêncio a bordo é conseguido com um bom isolamento acústico do motor.

Mas o que mostra a versatilidade do modelo é mesmo o seu compartimento de carga, que ganha 6,6 m3 com o sistema ModuWork, que possibilita o rebatimento do banco do passageiro permitindo o transporte de cargas de até 4 metros de comprimento, além dos 1,5 mil kg de carga útil.

Na hora de carregar e descarregar, o transportador conta com as portas laterais corrediças e as portas traseiras bipartidas, que conseguem acomodar um palete direto da empilhadeira. Com comprimento de 5,30m, o furgão tem facilidade de acesso aos trechos urbanos e é capaz de acessar estacionamentos e docas subterrâneas por conta da altura, de apenas 1,94m.

A distribuição da Revista fez parte do nosso teste, e olha que revistas pesam muito, mas o furgão deu conta do recado, com muita versatilidade e praticidade tanto na hora de carregar quando ao estacionar para fazer a entrega.

Outro requisito essencial para o transportador é um veículo que seja econômico no diesel. E o Expert cumpre bem esta expectativa, sendo que de quebra, tem motorização Euro 6, que atende as mais rigorosas normas de emissões de gases poluentes. Para isso usa sistema de catalizador redutor seletivo (SCR) e filtro particulado (FAP), com uso de uréia.

O furgão vem equipado com motor BlueHDi 1.6 Diesel de 115cv de potência e torque de 30 kgfm. Completa o conjunto a caixa de transmissão manual de seis marchas e uma direção eletro-hidráulica, que torna o carro bastante macio nas manobras. Uma suspensão robusta e adaptada ao solo brasileiro, com molas mais compridas e amortecimento variável.

Ficha técnica

Motor: 1.6 Turbo Diesel BlueHDi
Combustível Diesel S-10
Cilindrada 1.560 cm3
Potência 115 / 3.500
Torque 30 / 1.750
Transmissão Manual de seis marchas
Tração Dianteira
Direção Elétro-hidraúlica
Rodas e Pneus 215 / 65 R16 104/106T / Aro 16
Freios Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Suspensões Dianteira Independente, pseudo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira Independentes, com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Tanque de combustível 69 litros

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos 3.275 mm
Largura 2.204 mm
Comprimento 5.309 mm
Altura 1.935 mm
Carga útil 1.500 kg
Volume do compartimento de carga 6,1 m3
PBT 3.219 kg
Peso vazio em ordem de marcha 1.700 kg

ÚLTIMOS POSTS