IAA Hannover: Um show de mobilidade eletrificada

Um verdadeiro festival de tecnologia com 435 estreias mundiais, que se misturavam em novos modelos para o mercado de veículos comerciais dos dias de hoje e também muitas opções do que o transportador pode ter no futuro: a eletricidade está em alta!  

Texto: Carolina Vilanova

Fotos: divulgação

Emergia alternativa, já estamos falando sobre isso há anos. Melhorar a mobilidade nas grandes cidades, outro assunto em pauta dentro da indústria automobilística e das autoridades pelo mundo. Dois tópicos que se completam para ofertar para os transportadores as soluções que vai ajuda-los a trabalhar e transportar melhor.

Trânsito do futuro: todos conectados

Tudo dentro de um, ou melhor de uma série de pavilhões estavam sendo exibidas as mais recentes tecnologias voltadas para os veículos comerciais, um festival de conectividade que se estendia pelas mais de 2.100 marcas expositoras vindas de 48 países. O IAA Nutzfahrzeuge 2018, mais conhecido como Salão de Hannover, foi palco de todo esse show, realizado de 20 a 27 d setembro, na Alemanha.

Bernhard Mattes, Presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), afirmou durante a coletiva de imprensa que esta edição do IAA certamente teve um slogan bem escolhido: “Dirigindo amanhã”. Hannover é o local exato para apresentar de forma abrangente o futuro da mobilidade, transporte e logística. “Ao longo deste IAA, experimentamos uma indústria em um estado de antecipação, que enfrenta ativamente os desafios”, disse.

Foram 282 mil m² de evento, que teve foco na digitalização, mobilidade elétrica e logística urbana. Os visitantes foram os mais qualificados nesta 67ª edição do Salão de Hannover, mais de 250 mil pessoas, e foram os grandes vencedores pela oportunidade de conhecer toda a estrutura oferecida por esta tão preciosa indústria que move o mundo inteiro.

Pioneirismo foi registrado em 435 lançamentos entre veículos comerciais pesados, vans e ônibus, além de produtos da indústria de reboques, fabricantes de autopeças e equipamentos, fornecedores e empresas de software e TI.

O IAA concentrou itens de mobilidade elétrica, digitalização, conectividade, direção automatizada e mobilidade urbana. Acima de tudo, mostra uma indústria que impulsiona diariamente os setores da sociedade, tendo o comprometimento e a sustentabilidade em primeiro lugar.

As estrelas do Salão de Hannover:

Em relação à mobilidade elétrica, quase todos os expositores estavam envolvidos em mostrar seus veículos comerciais eletrificados. O público pode ver e testar 36 modelos elétricos que estavam disponíveis nos test drives, e conhecer as e-vans e e-buses, além dos caminhões médios para distribuição urbana movidos à eletricidade.

Uma das soluções da Citroën para Hannover é a linha Berlingo, o pequeno VUC em suas diferentes versões na terceira geração, com grande espaço de carga, acesso fácil e um interior versátil, mais segurança e agilidade e claro, conectividade e tecnologia.

A Daf apresentou, além de sua linha completa de veículos, o que preparou de modelos elétricos e híbridos para o transportador. Destacamos os caminhões LF Electric, CF Electric e CF Hybrid Innovation, que fazem parte da visão da DAF sobre o transporte de cargas no futuro.

Fiat Professional apresentou a gama completa de veículos comerciais, adaptados para cada necessidade. Ducato, Doblò e Fiorino. Para completar, o conceito Fullback Cross Concept da Garage Italia, que prioriza a eficiência para o transportador.

A vedete da Ford foi a linha da nova van Transit, com conectividade integrada e eletrificação avançada. Com capacidade de duas toneladas, a van oferece eficiência de combustível e carga útil melhoradas, além de tecnologia híbrida leve (mHEV) de 48 Volts. A Transit Plug-in Hybrid (PHEV) faz sua primeira aparição.

O FUSO e-Canter foi apresentado pela Daimler como o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série, que está na sua 3ª geração. O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 185 kW de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora.

O estande da IVECO no IAA 2018 foi uma verdadeira área de baixa emissão, com 100% livre de diesel, feito conseguido em parceria com a SHELL, exibindo uma oferta completa de veículos de tração elétricos, GNV e GNL alternativos. Para os transportes urbanos, cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, cada um com suas características, sempre de acordo com a natureza.

Para a MAN, o futuro do transporte de mercadorias e passageiros na cidade é elétrico. Por isso também levou sua gama de eletrificados, como o MAN eTGE, uma versão elétrica da nova van MAN, além de um caminhão de distribuição totalmente elétrico, o MAN eTGM. O MAN CitE é o destaque urbano, com capacidade de 15 toneladas, tem design ergonômico com acesso muito baixo, piso da cabine do motorista de nível contínuo e fácil acessibilidade.

Vision URBANETIC é a proposta da mercedes-Benz para uma plataforma de condução autônoma com carga ou transportando pessoas, um passo adiante na sua estratégia adVANce com o campo de inovação “AUTONOMOUS @ VANS”. Um trabalho em conjunto com a BASF em mobilidade elétrica, digitalização e direção autônoma.

O novo Furgão Opel Combo foi desenvolvido de acordo com padrões de carro de passageiro com a ambição de oferecer eficiência aos transportadores. Ao lado de outros modelos da PSA, furgão tem um volume de carga de até 4,4 m3, carga útil de até 1.000 kg e um comprimento de carga de até 3.440 mm.

A gama da Peugeot estava representada pelos versáteis Boxer, Expert e Partner, todos disponíveis aqui no Brasil. O Expert chega com itens como aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinal de trânsito, assistência de frenagem de emergência com assistência na faixa de rodagem, assistência de estacionamento e pré-instalação de câmera de ré.

Atração do estande da Renault a elétrica Master Z.E. já está à venda, na Europa, é claro. São seis versões: quatro vans e duas chassis cabine para acoplar a sua plataforma mais adequada. Tem um alcance operacional de 120 km e pode ser totalmente carregado em apenas seis horas. Utiliza um motor elétrico de 3.1t- 57 kW.

Outra que está pronta para o mundo eletrificado é a Scania, com seus caminhões pesados e cheios de tecnologia. Exibiu simultaneamente os caminhões híbrido elétrico plug-in (PHEV), baseado na Nova Geração de caminhões, e elétrico híbrido (HEV), ambos com o novo sistema Scania Zone e já em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos de determinadas zonas sensíveis na Europa.

A Volkswagen entra na onda verde com o o ID BUZZ CARGO, um conceito totalmente elétrico e que oferece uma visão do futuro (2022), funciona com um motor elétrico que aciona o eixo traseiro. Além disso, mostrou o também elétrico e-Crafter, uma van especialmente desenvolvida para o serviço de courier, expresso e encomendas.

Na Inglaterra, os caminhões de leite já usam os StreetScooters, que tem alcance de 187 km e com caixas que podem suportar até 8 m³ (283 pés cúbicos) com uma carga útil total de até para 905 kg (1 tonelada). A bateria fornece uma saída de 40 kWh. O controle inteligente da frota garante que os transportadores eletrônicos sejam carregados na ordem ideal.

O StreetScooter WORK XL também está nas ruas, e é baseado no chassi da Ford Transit, oferecendo 20 m³ de volume de compartimento de carga com uma carga útil de 1.150 kg (2.535 lbs.). A bateria são de ions de lítio de 76 kWh, que oferece um alcance estimado de 200 km, com velocidade máxima será de 90 km/h.

Sistemistas da direção autônoma e eletrificação

Conduzindo a eletrificação desde o início, a BorgWarner fornece aos fabricantes globais de veículos soluções tecnológicas para veículos híbridos e elétricos. A empresa oferece suporte às montadoras neste sentido, mas também se concentra em oferecer soluções nas mais avançadas tecnologias para veículos comerciais movidos a combustão.

A Bosch levou ao Salão suas soluções de powertrain eCityTruck, que prometem com seu alto nível de automação melhorar o tráfego na cidade na hora da distribuição. A marca oferece soluções econômicas para a eletrificação de veículos comerciais leves com peso de até 7,5 toneladas, todas fáceis de integrar e facilitam a rápida implementação das estratégias de eletrificação dos fabricantes de veículos.

A Dana exibiu suas soluções completas Spicer Electrified e TM4 para o mercado de veículos comerciais. São tecnologias que incluem sistemas de propulsão eletromecânicos totalmente integrados com caixas de câmbio, motores elétricos, inversores e tecnologias de gerenciamento térmico.

Também na via da direção autônoma, a Wabco inclui nesse segmento as mais recentes tecnologias em frenagem, assistência avançada ao motorista, soluções de gerenciamento de frota e aerodinâmica. A empresa apresentou seu conjunto de sistemas de mitigação de colisão OnGuard ™ (CMS) OnGuard ™, aplicadas nos caminhões Iveco Stralis e Eurocargo.

A ZF então já está nessa faz tempo, e conseguiu aprimorar suas tecnologias de automação com novidades para veículos comerciais que são conectados de forma inteligente graças à tecnologia ZF pronta para produção e equipados com funções de condução autônomas capazes de executar independentemente todas as tarefas de logística ou auxiliar os motoristas de entrega de pacotes. Vamos destacar para o segmento de VUCs a ZF Innovation Van.

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