Mercedes-Benz vans na onda da célula de combustível

Mercedes-Benz vans na onda da célula de combustível

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/02/2019

A solução para longas viagens no futuro sem emissões de poluentes já está preparada nos laboratórios da Mercedes-Benz, com o Concept Sprinter F-CELL, uma van conceito com acionamento elétrico e célula de combustível. O veículo faz parte da expansão da estratégia eDrive@VANs, que vem movendo a marca para um futuro de veículos de carga eletrificados.

O protótipo usa um motorhome semi-integrado com amplitude total dos benefícios característicos de uma célula de combustível desde a mobilidade de longo alcance até as emissões zero.

Além de casas sobre rodas, estas características podem perfeitamente ser adequadas para fins comerciais, segundo a marca, como rotas de correio mais longas ou microônibus em trechos rodoviários.

A interação inteligente dos acionamentos de bateria e da célula de combustível no Concept Sprinter F-CELL oferece uma potência elétrica de aproximadamente 147 kW e torque de 350 Nm.

Os três tanques podem armazenar um total de 4,5 quilos de hidrogênio, o suficiente para um alcance de cerca de 300 quilômetros. Se for necessário fazer uma viagem mais longa, os tanques de hidrogênio integrados à parte inferior do veículo podem ser complementados por outro na traseira. Essa configuração eleva o alcance para até 500 quilômetros.

O Concept Sprinter F-CELL também combina tecnologia inovadora de célula de combustível e bateria para criar um híbrido plug-in. Ao lado do hidrogênio, ele também pode ser reabastecido com eletricidade, aumentando o alcance em até 30 quilômetros.

A estrutura do Concept Sprinter F-CELL com tração traseira e um sistema de peso comparativamente baixo cria a maior flexibilidade possível para conversões ou para uso comercial com maior carga útil. O sistema modular significa que a célula de combustível pode se estabelecer como uma alternativa aos acionamentos convencionais e elétricos a bateria para uso em rotas mais curtas em tantos casos de uso quanto possível.

Investindo forte nos veículos de carga urbanos eletrificados, a Mercedes-Benz por meio da estratégia eDrive @ VANs já está rodando com o modelo e-Vito e em 2019 com estreia o eSprinter.