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Picape Renault Oroch: versatilidade e novo motor

Quando a Renault Duster Oroch chegou ao mercado inaugurou um novo segmento no Brasil, o das picapes compactas medias. Na prática, fica mais ou menos assim: maior que uma VW Saveiro e menor que uma Chevrolet S10. Apesar de ter chegado na frente, o modelo hoje enfrenta a Fiat Toro, competidora de peso.

Picape Renault Oroch: versatilidade e novo motor

A Oroch trouxe não só a plataforma da Duster, mas também o visual, que na picape ficou muito mais harmonioso. Oferece ao transportador um amplo espaço interno, mecânica robusta e uma caçamba bastante avantajada.

Todos os modelos são cabine dupla com quatro portas e a versão que testamos, mais barata e mais econômica para o transportador é a 1.6, que agora vem evoluído com muitas alterações tecnológicas. Por se mostrar bem versátil, no final de semana, tira uma onda quando é usada para o lazer.

De DNA brasileiro, a picape tem visual aventureiro, com ampla grade dianteira e faróis expressivos, que combinam com a robustez das caixas de rodas. A harmonia se estende pela lateral até a parte de tras da picape, onde as lanternas se destacam pelo formato e modernidade.

Motor e suspensão

Falando da parte mecânica, a Oroch que testamos é equipada com o novo motor 1.6 SCe, que oferece 118 cv de potência quando abastecida com etanol e 115 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,0 kgfm com ambos os combustíveis.

O motor foi desenvolvido aproveitando o know how da marca nas pistas de Fórmula 1, de onde vieram várias tecnologias, inclusive, ganhou uma série de peças novas e de calibrações na nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento, o que resultou em mais performance e menor consumo de combustível.

Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas variável na admissão, esse motor tem injetores posicionados no cabeçote, que garantem alta eficiência e bom desempenho, além de ser 30 kg mais leve. No geral, é muito gostosa de dirigir, na cidade e na estrada, e a direção eletro-hidráulica ajuda nas manobras e se ajusta conforme a velocidade.

O câmbio manual de cinco marchas é bastante macio e de fácil engate. A boa dirigibilidade se dá ainda pela posição mais elevada para dirigir. Contamos ainda com o piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

Um veículo bastante funcional para o transportador, pois conta com suspensão traseira independente Multilink reforçada e calibrada, além de proporcionar uma ótima capacidade de carga de 680 kg. Já vem equipado de série com protetor de caçamba e ganchos para amarração de carga.

O interior e os equipamentos eletrônicos do carro são interessantes e funcionais para o transportador, com materiais de bom gosto no acabamento com bancos de couro e painel black piano, além de um belo sistema de conectividade, o Media NAV Evolution.

Para deixar mais interessante: sensor de ré, que é muito necessário, extensor de caçamba, santoantonio, suporte de bike ou prancha… A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

Uma versão voltada para o trabalho é oferecida, a Express, com configuração mais simples e motor 1.6, a partir de R$ 66.190.

 

Versões / Motores 1.6 16V
Expression/Dynamique
Arquitetura Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas
Motor Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração Dianteira 4×2
Cilindrada 1.597 cm³
Diâmetro x Curso 78,0 x 83,6 (mm x mm)
Potência máxima (ABNT) 118 cv (gasolina) @ 5.500 rpm
120 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT) 16,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
16,2 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Pneus/Rodas 215/65 R16
Suspensão Dianteira Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão Traseira Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Freios Sistema ABS, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
Direção Eletro-Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Câmbio Manual 5 velocidades
Relação de marcha 1ª ………………3,73:1
2ª ………………2,05:1
3ª ………………1,32:1
4ª ………………0,94:1
5ª ………………0,76:1
Diferencial 4,93:1
Tanque combustível 50 L
Volume da caçamba 683 L
Carga útil 650 kg
Peso em ordem de Marcha 1.296 kg
Entre eixos 2.829 mm
Comprimento 4.693 mm
Altura 1.695 mm
Largura 1.821 mm
Altura livre do solo 206 mm
Ângulos de entrada 26°
Ângulos de saída 19,9°
Velocidade máxima 161 km/h (gasolina)
161 Km/h (etanol)
Aceleração 0 a 100 km/h 14,0 segundos (gasolina)
12,5 segundos (etanol)
Consumo (urbano) 11,1 km/l (gasolina)
7,6 km/l (etanol)
Consumo (estrada) 11,2 km/l (gasolina)
7,7 km/l (etanol)

 

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