Prêmio: Conheça os melhores veículos do ano

Prêmio: Conheça os melhores veículos do ano

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 05/02/2019

O ano de 2018 não foi de muitas novidades, mas tiveram alguns novos veículos que já chegaram com tudo e abocanharam diversos prêmios da indústria automotiva que são contemplados pelos jornalistas especializados do setor.

O principal deles, promovido pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), é o Prêmio Abiauto, que elegeu depois de muito suspense o Volkswagen Virtus como o melhor carro do ano, entre todas as categorias. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Buffet Torres, em São Paulo, em meados de dezembro.

A dinâmica do prêmio se dá durante o ano inteiro, quando os 38 jornalistas associados da Abiauto, espalhados pelos quatro cantos do país, participa dos lançamentos e fazem os testes com os todos modelos comercializados no nosso mercado.

Na primeira fase da eleição, depois de testarem os veículos durante todo o ano, os jornalistas indicaram cinco finalistas em cada categoria. Na segunda fase, cada especialista apontou o seu modelo preferido.

A Abiauto, que completou 20 anos em 2018, é representada por profissionais de mídias impressa, televisiva, de rádio e internet. As matérias produzidas por esses veículos de comunicação atingem mais de 30 milhões de pessoas de todo o território nacional. A Revista Frete Urbano, mais uma vez, por meio da editora Carol Vilanova, participou da eleição da Abiauto.

Os vencedores de 2018

Na categoria de Carro Nacional até 1,2 litro, os finalistas do ano foram Fiat Argo, Ford Ka, Renault Kwid e os novos Volkswagen Polo e Volkswagen Virtus. A disputa é sempre árdua num segmento tão importante para o nosso mercado, e tivemos o Volkswagen Virtus como vencedor, com aquele belo motor 1.0 TSI de 200 Nm de torque.

Passando mais adiante, tivemos o melhor Carro Nacional de 1,2 a 1,6 litro, que teve como competidores o novíssimo Fiat Cronos, o tradicional Honda Civic, o também novo Toyota Yaris, além dos VW Polo e Virtus. Aqui o vencedor foi o Fiat Cronos, com motor 1,3 na versão Drive.

Modelos sedã como Audi A3 Sedan, Fiat Cronos, Mercedes-Benz Classe C180 e Toyota Corolla se uniram ao hatchback Volkswagen Golfna categoria Carro Nacional acima de 1,6 litros. Nesta briga de gente grande, saiu na frente o Mercedes-Benz Classe C 180, com muito louvor.

Na disputa das picapes, estavam alinhadas modelos de peso e bem tradicionais: Chevrolet S10, Fiat Toro, Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok V6. Foi o segundo prêmio entregue à Volkswagen pelo belo conjunto encontrado na Amarok V6.

O deslumbrante Ford Mustang com todo o seu desempenho e tecnologia foi o grande vencedor na categoria de carro importado. E olha de concorreu com modelos de renome como Audi A4, Chevrolet Camaro, Mercedes-Benz Classe E, Toyota Prius e Volkswagen Passat.

No segmento que mais cresce no Brasil, o de SUVs e Crossover, os finalistas eleitos pelos jornalistas foram Chevrolet Equinox, Ford EcoSport, Honda HRV e Jeep Compass, que abocanhou o primeiro lugar na eleição. Taí o segundo premio da cerimonia para a FCA Fiat Chrysler.

Para finalizar tivemos a Triumph Tiger 1100 como a Melhor Moto Abiauto e o grande vencedor da cerimônia: Volkswagen Virtus que levou o prêmio de Carro Abiauto 2018. A marca alemã foi quem subiu mais vezes ao palco nesta premiação, uma recompensa pelo trabalho e todo desenvolvimento desse completo modelo sedã.

Durante a cerimônia, a entidade prestou algumas homenagens importantes, como os ex-presidentes Mário Pati, Ivan Oliveira, Paulo Rodrigues e Célia Murgel. Os jornalistas José Luiz Vieira, Douglas Mendonça e José Roberto Nasser (in memoriam) também foram lembrados, assim como o ex-piloto Wilson Fittipaldi Júnior, que foi homenageado por sua contribuição ao automobilismo brasileiro.