Uma história de sucesso em vendas, isso não podemos negar. A Fiat Strada completa 20 anos mantendo a capacidade de agradar os transportadores com uma picape compacta que cabe ao lazer, mas que trabalha duro quando lhe é exigido.
Foi lançada em 1998 já com esse objetivo: ser versátil, sendo derivada do Palio. Trouxe para o segmento ideias como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta. E o mercado gosta da Strada, haja vista que até hoje já foram comercializadas 1,4 milhões de unidades do modelo.
Uma hora vai ter que mudar seu desenho para acompanhar a família Argo, aliás, já tivemos notícias sobre o assunto e uma foto do novo modelo, que ficou bem legal, mas sem previsão no mercado. Mesmo assim, o transportador gosta Strada, e é bastante normal vê-la por aí carregando todo o tipo de material.
Neste teste, vamos mostrar a versão cabine dupla Hard Working, que tem caçamba para transportar mais carga e espaço interno para mais dois colegas de trabalho. A primeira característica que chama atenção, aliás, é um habitáculo com acabamento mais escurecido, justamente para que usa a picape na lida.
Podemos dizer que a Hard Working é uma versão intermediária em termos de equipamentos. Tem, além de um bom computador de bordo e protetor de caçamba, itens como ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de volante, protetor de cárter, tudo para facilitar a vida de que trabalha.
Esse nosso modelo vem equipado com outros opcionais como sensores de estacionamento traseiro, rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth. Mais elementos que ajudam no dia a dia.
O motor da versar Hard Working é o 1.4 EVO Flex, que entrega o que a picape precisa: 88 vc quando abastecida com etanol e torque de 12,5 kgfm com o mesmo combustível. Nada que impressione nem em relação a economia ou desempenho, mas bastante agradável ao dirigir. O câmbio é o tradicional cinco marchas da Fiat.
No trânsito, o tamanho da picape ajuda na agilidade e a direção hidráulica mantém as manobras mais fáceis. O sistema de freios usa discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, que funcionam muito bem.
A cabine dupla perde um pouco de caçamba, ficando com 680 litros de capacidade, com carga útil de 680kg. A suspensão por sua vez é um trunfo, já que é uma das únicas picapes a contar com eixo rígido na traseira com uma mola parabólica de lâmina única. A dianteira é independente do tipo McPherson.
Internamente, a picape é bem resolvida para o que se propõe, oferece ótima ergonomia para quem dirige e espaço suficiente para os ocupantes. Muita gente acha que é bobagem, mas a 3ª porta é facilitadora quando se carrega mais gente para o trabalho, oferecendo mais conforto e praticidade aos passageiros do banco de trás.
Vale lembrar que a Fiat oferece melhores condições de preço e pagamento para produtores rurais e microempresários para esse modelo, e ainda, juntamente com o financiamento do veículo, o proprietário pode adquirir o plano de revisão sob medida, escolhendo entre duas a dez revisões, conforme lhe convir.
Ficha técnica
Motor: | 1.4 Evo Flex |
Combustível | Gasolina/etanol |
Cilindrada | 1.368 cm³ |
Potência | 88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina) a 5.750 rpm |
Torque | 12,5 Kgfm (etanol) / 12,4 Kgfm (gasolina) a 3.500 rpm |
Transmissão | Manual de cinco marchas |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Mecânica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | Aro 5,5X14 / 175/70 R14 |
Freios | Hidráulico, comando a pedal e ABS, com discos na dianteira e tambor na traseira, com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo |
Suspensões | Dianteira: Tipo Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal.
Traseira: Tipo Eixo rígido tipo ômega, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola parabólica longitudinal |
Tanque de combustível | 58 litros |
Dimensões e Pesos
Entre-eixos | 2.718 mm |
Largura com espelhos | 1.664 mm |
Comprimento | 4.438 mm |
Altura | 1.580 mm |
Capacidade de carga | 705 Kg |
Volume do compartimento de carga | 680 litros |
Peso vazio em ordem de marcha | 1063,0 Kg |