Strada Hard Working: feita pra trabalhar… e muito!

Uma história de sucesso em vendas, isso não podemos negar. A Fiat Strada completa 20 anos mantendo a capacidade de agradar os transportadores com uma picape compacta que cabe ao lazer, mas que trabalha duro quando lhe é exigido.

Foi lançada em 1998 já com esse objetivo: ser versátil, sendo derivada do Palio. Trouxe para o segmento ideias como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta. E o mercado gosta da Strada, haja vista que até hoje já foram comercializadas 1,4 milhões de unidades do modelo.

Uma hora vai ter que mudar seu desenho para acompanhar a família Argo, aliás, já tivemos notícias sobre o assunto e uma foto do novo modelo, que ficou bem legal, mas sem previsão no mercado. Mesmo assim, o transportador gosta Strada, e é bastante normal vê-la por aí carregando todo o tipo de material.

Neste teste, vamos mostrar a versão cabine dupla Hard Working, que tem caçamba para transportar mais carga e espaço interno para mais dois colegas de trabalho. A primeira característica que chama atenção, aliás, é um habitáculo com acabamento mais escurecido, justamente para que usa a picape na lida.

Podemos dizer que a Hard Working é uma versão intermediária em termos de equipamentos. Tem, além de um bom computador de bordo e protetor de caçamba, itens como ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de volante, protetor de cárter, tudo para facilitar a vida de que trabalha.

Esse nosso modelo vem equipado com outros opcionais como sensores de estacionamento traseiro, rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth. Mais elementos que ajudam no dia a dia.

O motor da versar Hard Working é o 1.4 EVO Flex, que entrega o que a picape precisa: 88 vc quando abastecida com etanol e torque de 12,5 kgfm com o mesmo combustível. Nada que impressione nem em relação a economia ou desempenho, mas bastante agradável ao dirigir. O câmbio é o tradicional cinco marchas da Fiat.

No trânsito, o tamanho da picape ajuda na agilidade e a direção hidráulica mantém as manobras mais fáceis. O sistema de freios usa discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, que funcionam muito bem.

A cabine dupla perde um pouco de caçamba, ficando com 680 litros de capacidade, com carga útil de 680kg. A suspensão por sua vez é um trunfo, já que é uma das únicas picapes a contar com eixo rígido na traseira com uma mola parabólica de lâmina única. A dianteira é independente do tipo McPherson.

Internamente, a picape é bem resolvida para o que se propõe, oferece ótima ergonomia para quem dirige e espaço suficiente para os ocupantes. Muita gente acha que é bobagem, mas a 3ª porta é facilitadora quando se carrega mais gente para o trabalho, oferecendo mais conforto e praticidade aos passageiros do banco de trás.

Vale lembrar que a Fiat oferece melhores condições de preço e pagamento para produtores rurais e microempresários para esse modelo, e ainda, juntamente com o financiamento do veículo, o proprietário pode adquirir o plano de revisão sob medida, escolhendo entre duas a dez revisões, conforme lhe convir.

Ficha técnica

Motor: 1.4 Evo Flex
Combustível Gasolina/etanol
Cilindrada 1.368 cm³
Potência 88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque 12,5 Kgfm (etanol) / 12,4 Kgfm (gasolina) a 3.500 rpm
Transmissão Manual de cinco marchas
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Direção Mecânica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus Aro 5,5X14 / 175/70 R14
Freios Hidráulico, comando a pedal e ABS, com discos na dianteira e tambor na traseira, com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensões Dianteira: Tipo Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal.

Traseira: Tipo Eixo rígido tipo ômega, amortecedores hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito e mola parabólica longitudinal

Tanque de combustível 58 litros

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos 2.718 mm
Largura com espelhos 1.664 mm
Comprimento 4.438 mm
Altura 1.580 mm
Capacidade de carga 705 Kg
Volume do compartimento de carga 680 litros
Peso vazio em ordem de marcha 1063,0 Kg

 

ÚLTIMOS POSTS