Matéria de capa

Trânsito: VUCs para qualquer aplicação

Vans e furgões adaptados nos mais diversos tipos de aplicações rodam levando as mais diversas cargas, inclusive pessoas, e muitos outros negócios, comprovando a versatilidade dos VUCs para a mobilidade nas cidades 

Texto: Carolina Vilanova  | Fotos: Divulgação

Se você sair na rua e ficar observando o trânsito vai ver que a quantidade de veículos do tipo urbanos de carga, os VUCs, é realmente enorme. No Brasil, a oferta de vans e furgões do tipo grande é bastante variada, sendo que a maioria delas pode ser dirigida por motoristas com carteira de habilitação categoria B.

Outra característica que mostra a versatilidade dos VUCs é a que o motorista não precisa se preocupar com o local onde irá transitar, afinal o tamanho está inserido dentro dos limites permitidos em grandes centos, como São Paulo, que é de até 7,20 m de comprimento.

Muito interessante ainda é a capacidade desses VUCs de serem adaptados para uma infinidade de serviços, que vão desde uma ambulância toda equipada até veículos personalizados para determinado tipo de negócio, uma verdadeira unidade móvel, leva crianças na escola, executivos em traslados e até roda com a galera na balada.

Sprinter na balada: detalhes internos. Na foto abaixo, a van vista por fora
Sprinter na balada: detalhes internos. Na foto abaixo, a van vista por fora

MB Sprinter balada

Na concessionária, depois que escolher o veículo, o transportador tem que levar o carro a uma empresa especializada que faz a transformação. Seja para o transporte de cargas, alimentos ou pessoas, um veículo transformado deve seguir padrões de qualidade e segurança definidos por lei.

Também lembramos que muitas vezes esses veículos são transformados para o governo: polícias militar e civil, corpo de bombeiros, SAMU, entre outros. E isso demanda uma série de especificações técnicas relacionadas à segurança para serem cumpridas.

Serviço especializado

Ana Paula Teixeira, gerente de Produto Vans da Mercedes-Benz do Brasil, explica que a fábrica, não indica ou realiza as modificações no veículo, contudo a Rede de concessionárias pode indicar empresas de transformação ou comercializar veículos transformados.

“Ao transformador, a Mercedes-Benz oferece suporte técnico, acesso a desenhos técnicos e disponibiliza dados para auxiliar no processo de obtenção do CAT (Certificado de Adequação a legislação de Trânsito). Ao cliente, a Mercedes-Benz possibilita a contagem do período de garantia a partir do término da transformação (limitado a 9 meses após a data de venda do veículo pelo concessionário) e a possibilidade da entrega do veículo para transformação no endereço da empresa de transformação”, complementa.

Motorhome da Mercedes-Benz
Motorhome da Mercedes-Benz
Por dentro do Motorhome
Por dentro do Motorhome

O Renault Master é um dos veículos mais transformados do Brasil, de acordo com a necessidade específica do cliente. Segundo a montadora, 25% das vendas do Master são de modelos transformados, sendo que os mais procurados são os destinados a uso hospitalar e a linha executiva.

No caso da marca francesa, os projetos são desenvolvidos por fornecedores validados, o que garante a segurança e a qualidade dos produtos. Segundo a marca, outro diferencial é a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociação distintas – o do carro e o da adaptação. Essa vantagem, porém, vale apenas para transformações garantidas pela Renault.

Entre a Renault e as transformadoras certificadas por ela, existe um contrato de qualidade e segurança para o cliente, válido por 3 anos e renovável, conforme a manutenção da qualidade do produto e serviços oferecidos pelos transformadores. Nesse contrato a Renault garante o veículo de base e o transformador garante a sua transformação.

Na Iveco, o furgão Daily é um dos mais usados nesse segmento. Osmar Hirashiki, Diretor Comercial da Iveco, explica que o modelo é vendido com as configurações originais de fábrica, e atende autônomos e transportadores que buscam um veículo que esteja apto, por exemplo, para o transporte de alimentos e locomoções médicas.

“Após a compra o cliente leva o veículo até um implementador para adaptar o modelo às necessidades da operação. Nós contamos com um cadastro de implementadores homologados e, caso o cliente solicite, podemos informar quais empresas podem atendê-lo. Vale ressaltar que nas vendas governamentais o processo é diferente. Quando vencemos uma licitação entregamos o veículo já preparado para a demanda do órgão público”, observa.

Ele analisa que o grande diferencial da Iveco nas negociações com clientes, de todos os segmentos do transporte, é que podemos contar com o apoio do Banco CNH Industrial, que proporciona vantagens exclusivas para quem adquire um veículo da montadora. “Nossa rede de concessionárias conta com profissionais treinados para entender as necessidades do cliente e oferecer um produto que traga rentabilidade à operação”, diz.

Quem faz a transformação

A Fag Brasil, empresa que faz esse tipo de serviço de transformação, tem uma equipe especializada de projetistas e engenheiros para ajudar no desenvolvimento do projeto e oferecer as melhores soluções. “Isso se o cliente não tiver em mente um projeto dele”, explica Gislene Gonçalves, diretora da Fag Brasil.

Projeto da Fag: Pet shop
Projeto da Fag: Pet shop

“Hoje a Fag Brasil tem como missão ajudar o empreendedor a realizar o sonho do próprio negócio e/ou ampliar o que já tem numa versão inovadora. Fazemos uma mini consultoria, mostramos possibilidades de mercado, público alvo, falamos sobre cuidados, legislação. Entregamos C.A.T (certificado de transformação) e laudos técnicos A.R.T do sistema de gás e se necessário também do sistema elétrico”

Fag: pet shop Jananina
Fag: pet shop Jananina

Para a escolha do veículo, Gislene recomenda, se for 0km, qualquer modelo de furgão longo com teto alto. Se for seminovo, ficar atento na procedência, mecânica, elétrica e documentos. “É importante checar a relação custo benefício. Se for de outras cidades, verificar qual das marcas é encontrada com mais facilidade, se tem assistência técnica, etc”, explica.

Depois do veículo pronto, a transformadora entrega ao cliente um manual de instruções e oferece duas garantias preventivas no ano. “O transportador deve ter cuidado desde a higienização com o veículo para maior durabilidade do bem, e seguir o uso dos equipamentos conforme manual. Fazer a manutenção periódica do sistema hidráulico e elétrico, entre outros pontos”, finaliza.

ÚLTIMOS POSTS