Lançamento: Ford Cargo Power 3031 8X2

Lançamento: Ford Cargo Power 3031 8X2

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 29/10/2018

Ampliando a gama de caminhões da família Ford Cargo, a marca apresenta o semi-pesado Power 3031 na configuração 8×2. Entre as evoluções aplicadas, destacam-se a maior capacidade de carga, o novo motor e uma opção de transmissão automatizada, que traz mais conforto e segurança ao transportador.

Desenvolvido para atender as necessidades de clientes na busc a de mais rendimento em longas distancias rodoviárias, o novo 8×2 tem o segundo eixo direcional original de fábrica e pode ser utilizado em diversas aplicações, com cabine leito ou simples.

São ainda dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, oferendo mais espaço para carga. Além disso, pode ser equipado com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).

O trem de força é um dos atributos do Cargo Power 3031 8×2, montado com motor Cummins ISB 6.7, capaz de gerar 306 cv de potência. O engenho conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), além do turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão. Os avanços incluem novos bicos injetores, filtro de ar e sistema de refrigeração de alta capacidade.

Segundo a engenharia da marca, o novo caminhão tem transmissão com comandos a cabo, que oferece engates mais leves, suaves e precisos e operação silenciosa. O sistema oferece duas opções, a manual e a automatizada Torqshift, na qual o motorista não precisa mudar as marchas, o que otimiza o desempenho, a economia, a segurança e conforto. Além de dois modos de condução – Performance e Economia – conta com piloto automático, função “Low”, assistência de partida em rampa e indicador de marchas no painel.

A embreagem é de cerâmica da marca Eaton, com acionamento eletrônico e diâmetro de 395 mm.

Ainda no quesito segurança, o caminhão é equipado com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que proporcionam mais estabilidade e segurança. O PBT (peso bruto total homologado) do novo Cargo 8×2 é de 29.000 kg e a capacidade técnica de 30.150 kg. Pode puxar diversos tipos de implementos, como baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque.

Apostando no baixo custo de operação para o transportador, a Ford oferece o Cargo 3031 8×2 com um pacote especial de manutenção, no qual incluem três opções de contratos Ford Service, que podem incluir desde revisões e itens de desgaste até assistência completa.