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Comparativo: Caminhões leves e permitidos

Comparativo: Caminhões leves e permitidos

Em nome de uma melhor mobilidade nos grandes centros urbanos, apenas caminhões leves podem circular em determinados locais, veja os modelos que separamos para esta tarefa

Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Divulgação

A lei muda um pouco de uma cidade para outra, mas a maioria dos grandes centros urbanos do Brasil passaram a adotar regras para circulação de caminhões para operação de carga e descarga.

O que difere, geralmente, é o tamanho total do veículo ou sua capacidade de carga, porém, em suma, os de grande porte não podem rodar em vias movimentadas e os VUCs, veículos urbanos de carga, se tornaram responsáveis por essa tarefa, isso desde 2008, segundo o decreto nº 49.487.

Tudo isso por causa da mobilidade, ou melhor, de uma melhor mobilidade nas ruas das cidades, quanto menores os veículos, mais fácil é de rodar e até mesmo de estacionar para realizar a operação. É claro que o fator redução de poluentes também conta, por isso, além do tamanho, existe uma idade máxima de cinco anos para que o veículo possa circular no centro da cidade.

No caso da cidade de São Paulo, o que está valendo hoje é a Portaria 031/16, em vigor desde 09 de maio de 2016, que libera a circulação de VUCs com o limite de até 7,20 metros, antes disso o comprimento era de 6,30 m. Outra mudança foi a redução do tempo de restrição para circulação de caminhões no centro da cidade.

Na Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC, o novo horário é de 2ª a 6ª feira das 5 às 21h e aos sábados das 10 às 14h. Exceções, precisam da autorização especial AETC – Autorização Especial de Trânsito para Caminhões.

Os caminhões leves, que são permitidos na ZMRC, podem ser implementados com diversas aplicações: baú de alumínio, baú refrigerado, carroceria, slider, e por aí vai. Vamos focar nas versões específicas dos melhores e mais vendidos modelos para um comparativo: Ford Cargo 816, Mercedes-Benz Accelo 815 e Volkswagen Delivery 8.160.

Ford Cargo 816

Velho de guerra nas operações de distribuição urbanas, o Carguinho, como é conhecido, é muito versátil e está pronto para receber aplicações de vários tipos, possibilitando quase todos os implementos. Bom para transportar bebidas, hortaliças, eletrodomésticos, material de construção, plataforma de assistência, entre outros.

Recentemente o modelo teve a cabine renovada, com estilo inspirado no Design Kinetic da Ford, mesmo conceito utilizado para projetar os automóveis da marca, assim ficou mais moderno e mais bonito. O volante tem empunhadura mais ergométrica e o banco com suspensão a ar permite múltiplas regulagens.

O motor é o Cummins ISB 4.5, com potência de 162 cv e a transmissão é a Eaton de cinco marchas. Oferece três opções de distância entre-eixos para atender diferentes aplicações, com peso bruto total de 8.250 kg. Entre eles, dois entram na lei do VUC.

Vem com freio ABS combinado ao sistema EBD, que realiza o controle de distribuição da força de frenagem, além do controle de tração (ASR), que evita que as rodas patinem em pisos escorregadios.

Uma vantagem do modelo é a facilidade de manutenção, já que o acesso aos componentes é facilitado pelo capô, que dispensa o basculamento da cabine.

Capacidades:

Entre-eixos 3.300 mm 3.900 mm 4.300 mm
Peso Total 3.140 kg 3.170 kg 3.190 kg
Total admissível 8.250 kg 8.250 kg 8.250 kg
Peso Bruto Total (PBT) Homologado 8.250 kg

 

8.250 kg

 

8.250 kg

 

Carga útil + carroceria 5.110 kg 5.080 kg 5.060 kg
Capacidade Máxima de Tração (CMT) 11.000 1.000 1.000
– Comprimento total 6.140 7.010 7.410

 

Mercedes-Benz Accelo 815

Mais um queridinho das vias com restrição. Talvez o mais moderno deles, pelo menos em design. É um caminhão do segmento leve, compacto e robusto, perfeito para distribuição urbana e curtas distâncias. Tem fácil acesso à cabine e é ágil no transporte de cargas.

A família de caminhões Accelo tem outros membros, mas vamos nos focar no 815, que comporta 8.300 kg de PBT. Vem equipado com motor OM 924 LA, que conta com a tecnologia BlueTec 5 de eficiência energética, muito tradicional na marca, com potência de 156 cv. A Mercedes trabalha afirma que este propulsor trabalha com folga na aplicação do Accelo, já que é o mesmo usado no Atego, que puxa 17 toneladas. A transmissão é a Eaton FSO 4505A, manual de cinco velocidades.

Entre as tecnologias do modelo, destacamos o freio motor Top Brake, que melhora sensivelmente a potência de frenagem, sendo um belo aliado na hora de economizar combustível e diminuir o desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus. O Accelo é equipado ainda com freios ABS de série.

No interior da cabina, o Accelo oferece cinto de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes e conta com monitoramento completo do veículo pelo computador de bordo, que possibilita o acompanhamento da necessidade de manutenção preventiva do veículo.

Muito utilizado para implemento com baú de alumínio, baú frigorífico/isotérmico, carga seca, basculante etc. Conta com duas versões que podem ser usadas como VUC.

Entre Eixos (ee) 31 37 44
Distância entre eixos 3.100 mm 3.700 mm 4.400 mm
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Carga Útil Máx. + mais carroçaria 5.010 4.940 4.870

 

Peso Bruto Total com 3º eixo (PBT) 11.000 11.000 11.000
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) 11.000 11.000 11.000

 

Volkswagen Delivery 8.160

O modelo mais vendido da família Delivery, o 8.160 é uma das vedetes das operações urbanas, fazendo distribuição de bebidas, frutas e verduras, produtos frigoríficos, plataformas de guincho, etc. São muito utilizados com implementos do tipo baú de carga seca e refrigerado.

É um Volkswagen, tem mecânica robusta e bastante reconhecida, com facilidade de aquisição de peças de reposição e planos de revisão planejados pela concessionária no momento da compra.

O Delivery 8.160 traz flexibilidade e adaptabilidade para o transporte de carga com 4 opções de entre eixos, apenas uma delas ultrapassa o tamanho permitido pela regra de São Paulo.

Vem equipado com o motor Cummins ISF de 3,8 litros, que gera potência de 160 cv, combinado com a caixa de transmissão ZF S5-420 HD. Tem como opção 3 relações de redução, que se adequam às diversas aplicações, garantindo maior tração, menor consumo de combustível e o rendimento no tempo de viagem.

Os freios de serviço são a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras, e utilizam como auxílio do sistema ABS e o EBD (distribuição eletrônica de frenagem), o que é uma grande vantagem.

Entre eixos 2.850 m 3.300 m 3.900 m 4.300 m
Comprimento total 5.380 m 6.432 m 6.432 m 7.682 m
Capacidade técnica (Total) 8.150 kg
Peso bruto total (PBT) – homologado 8.150 kg
Peso bruto total Combinado (PBTC) – homologado 10.500 kg
Capacidade Máxima de Tração (CMT) 11.000 kg

 

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