Autoclasica. Bugatti Type 57 Atalante, o Best of Show

Mais relevante dos encontros sul americanos de automóveis antigos, o Autoclasica em 17ª edição registrou recordista participação de quase 1.000 veículos e arranhou 50.000 visitantes. Foi o mais movimentado da sequencia do evento. A rara carroceria do também raro Bugatti foi moldada manualmente pelo francês Gangloff em apenas 17 unidades. O automóvel, um puro sangue […]

Leia mais

Supresa boa. Citroën entrará no mercado de comerciais

Jornalistas  presentes à apresentação do furgão médio Citroën Jumpy se surpreenderam. Estavam preparados para ouvir usual torrente de elogios, descrição da fórmula de imbatividade, explicações sobre a superioridade do produto. Coisas usuais. Afinal, tais colocações fazem parte das repetitivas apresentações de novos produtos. Leitores da Coluna já conheciam o Jumpy, nela divulgado desde a decisão da PSA, […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: O confuso Rota 2030

O programa de balizamento do setor automotivo e desenvolvimento de produtos, tossiu, engasgou, desligou. Dito Rota 2030, para substituir o Inovar-Auto em fim de linha, não conseguiu entrosar-se com sociedade e governo para ser publicado até o último dia 3, para ter vigência a partir de março próximo. Talvez o não-cumprimento de prazo possa trazer […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: Novo Polo, o arrasa-quarteirão

Volkswagen formalizou lançamento do Polo, um hatch compacto, até então de processo de fatiadas apresentações à imprensa, e seu lançar marcou início das vendas – 100 unidades compradas no sítio da empresa, logo após a apresentação. Não é mais um, e sua postura mercadológica tem a pretensão de ser grande cunha para fender o mercado, […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: Mercedes ajusta GLA para crescer vendas

Nas modificações em sua linha de caminhões, empresa resume: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve. No caso dos automóveis feitos no Brasil, C e CLA, caminho assemelhado: Mercado fala, Mercedes ouve. Daí, para aproveitar previsão de aumento de consumo, Mercedes ajusta o GLA para crescer vendas. Automóvel feito em Iracemápolis, SP, ao lado do modelo […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: O exitoso Renault Kwid

Nunca parei para tentar quantificar quantos lançamentos assisti, no Brasil e no exterior, em quase meio século na atividade de escrevedor sobre automóveis. Foram muitos, uns dois milhares. Olho no fato, no entorno e nos resultados permitiram desenvolver sexto sentido, aquele dos advogados quando leem os autos, avaliam o cenário, e sabem se terão chance […]

Leia mais

VW mostra o novo Polo. Nada a ver com o Gol

Matriz alemã da Volkswagen não fez segredinhos, apresentou o novo Polo, anunciando exibi-lo no Salão de Frankfurt, setembro. Após, mostra à imprensa, matérias em caudal, início das vendas em outubro. No Brasil idem. Apresentação esmaga a tese infundada de ser o substituto do Gol. Ao contrário, será intermediário entre este e o Golf, feito nas […]

Leia mais

De carro por aí: 300 Sport, o topo dos Mercedes C

Novo modelo de topo dentre os Mercedes produzidos em Iracemápolis, SP: C 300 Sport. Número publicitário, nada a ver com cilindrada ou potência, pois motor desloca 2,0 litros, 16 válvulas, múltipla injeção direta e turbo, e produz 245 cv e impactantes 370 Nm de torque, entre 1.200 e 4.000 rpm. Preso a nova transmissão automática, […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: O surpreendente Fiat Argo

    Desenvolvi alguns parâmetros nesta vida de convívio com automóveis. Coisa não acadêmica, mas fruto de vivência. Um deles, a batida do fechamento da porta. Pelo som dá para imaginar o cuidado na amarração de forças na carroceria, a rigidez torcional nas curvas, estradas ruins, freadas viris, beirando o pânico. Foi a primeira surpresa […]

Leia mais

Coluna de carro por aí: No topo das quatro argolas

Audi centrou sua bandeira de rendimento e tecnologia em três veículos: R8 cupê; station wagon RS 6 Avant, e hatch 4 portas RS 7 Sportback. No R8, carro de corridas amansado, enorme motor V10 aspirado, injeção direta, entre eixos traseiro, 5,2 litros, 610 cv, tração em todas as rodas, transmissão S Tronic 7 velocidades. Nos […]

Leia mais