Como prolongar a vida útil dos pneus

Como prolongar a vida útil dos pneus

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 09/04/2021

Especialistas indicam como prolongar a vida útil dos pneus. O para e anda do trânsito, ruas esburacadas, condições de chuva, falta de manutenção e eventuais acidentes. Todos esses fatores influenciam na vida útil dos pneus do seu veículo. No final, onde vai parar esse prejuízo? No seu bolso. Afinal, pneus bem cuidados influem diretamente no custo de operação de uma frota ou mesmo de um veículo autônomo, isso sem falar na segurança.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Segundo a ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, os fabricantes destacam como ponto importante a qualidade e a distinção dos materiais responsáveis pela produção dos pneus automotivos, que possuem certificação compulsória pelo INMETRO. O usuário do pneu conta também com garantia de cinco anos contra defeitos de fabricação.

Prolongando a vida útil dos pneus
Prolongando a vida útil dos pneus

Para aumentar a durabilidade dos pneus só existe uma maneira: realizando as manutenções preventivas, e principalmente, fazendo a calibragem dos pneus periodicamente. Batemos sempre nessa tecla, pois além de economia, o transportador está garantindo a sua segurança e também de sua carga.

A calibragem dos pneus é essencial pois garante mais segurança na hora de dirigir, deixando o veículo mais estável, e ainda de quebra é um trunfo na redução de consumo de combustível. Calibrar incorretamente ou deixar de calibrar o pneu compromete a segurança dos ocupantes e pode inclusive trazer danos para o seu VUC.

Como prolongar a vida útil dos pneus

Para preservar a vida útil dos pneus, é recomendado atenção com a pressão, o rodízio, o limite de desgaste e tomar atitudes para evitar avarias, incluindo manutenção de itens do sistema de suspensão. A ANIP indica ainda evitar a sobrecarga, o que proporciona ainda mais rendimento e economia de combustível.

O primeiro passo para calibrar o pneu corretamente é saber quanto de pressão é adequado ao tipo de pneu do seu veículo. Fique esperto pois quando roda na cidade é indicada uma pressão e na estrada outra. As especificações estão registradas no manual do proprietário ou até mesmo na portinhola do tanque de gasolina. Faça a calibragem quando os pneus estiverem frios. Repita o procedimento a cada quinze dias, se você roda muito.