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Cobertura do IIA Hanover na Revista Frete Urbano

Cobertura do IAA Hanover

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Cobertura do IIA Hanover na Revista Frete Urbano , o salão de veículos comerciais, matéria sobre o sistema EGR de tratamento de gases, além da saudosa Kombi, e o teste com a velha de guerra Chevrolet S10.

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Leia o editorial:

Em busca de uma cidade mais limpa

A Europa é realmente uma vitrine atual para os veículos do futuro aqui no Brasil. Eles que controlam os níveis de emissões de poluentes de veículos, já faz algum tempo, desde 1993, já estão bastante avançados na luta contra a poluição veicular, já que em 2014 foi instituído a Euro 6 (para veículos de passeio e comerciais leves).

Veja a edição do Dia do Motorista 

No maior show de veículos comerciais do mundo, IAA, o que mais se falou foi justamente de como inibir ainda mais a emissão de poluentes, lembrando já que temos rodando por lá, caminhões com índice zero de CO2 e outros gases nocivos.

Uma realidade bem diferente da nossa, que já aboliu até mesmo o único programa de inspeção veicular ambiental que existia na cidade de São Paulo entre os anos de 2010 e 2014, para colocar em ordem os níveis de emissões da cidade que eram elevadíssimos e prejudicavam a saúde população.

Na inspeção, realizada por uma empresa especialmente contratada para o programa, eram verificados os níveis de CO (Monóxido de Carbono) HC (Combustível não queimado), de acordo com os procedimentos e limites estabelecidos na resolução COAMA 07/93. Quem não fizesse a inspeção não poderia ter o veículo licenciado e em caso de reprovação, o motorista tinha 30 dias para reparar o veículo e passar pela linha de inspeção novamente.

Nesse período, houveram sim benefícios comprovados: poluição na cidade ficou mais baixa, a condição mecânica dos veículos melhorou, o número de mortes por conta de problemas respiratórios também. Mas como sempre que muda um prefeito, tudo muda com ele, o programa acabou e deixou a cidade a ver navios, ou melhor, a ver fumaça preta.

Hoje em dia, veículos comerciais leves aqui no Brasil são obrigados a rodar de acordo com o Proconve P7, que se baseia no Euro 5. Para que isso fosse possível, o diesel passou a conter menos partículas de enxofre (S), o S50, que possui 50 partes por milhão (ppm) do elemento. Por outro lado, as montadoras investem em motores mais eficientes para rodar com esse diesel. Como um efeito em cadeia, os motoristas que operam com veículos Euro 5 devem usar apenas o diesel S50, se não, nada desse investimento faz sentido.

Nessa edição trazemos um pouco dessa história em dois momentos: na cobertura do IAA Hanover e na matéria de manutenção, que fala sobre o sistema EGR de tratamento de gases. Falamos ainda da saudosa Kombi, fizemos o teste com a velha de guerra S10 e mostramos os mais recentes modelos de veículos pequenos para os transportadores. Mais uma vez, agradeço a atenção e bola pra frente que o fim do ano tá chegando!! Beijão!

Carol Vilanova

Revista Frete Urbano – Dia do Motorista 2020

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