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Cofap faz alerta para amortecedores certificados

Cofap faz alerta para amortecedores certificados

Fabricante dos componentes de suspensão, Cofap faz alerta para amortecedores certificados. Como um dos sistemas mais importantes para segurança do veículo, o amortecedor merece muita atenção na hora da manutenção, por isso a marca avisa sobre a necessidade de adquirir apenas produtos certificados, de acordo com o Inmetro.

Órgão do Governo Federal que estabelece patamares mínimos de segurança a diversos tipos de produtos comercializados em território brasileiro, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) baixou, em julho de 2011, a Portaria número 301 que estabelece uma série de parâmetros e tolerâncias para os amortecedores de suspensão.

Por isso, a Cofap recomenda que aplicadores e consumidores prestem atenção a essa certificação na hora da compra, buscando o selo do Inmetro que obrigatoriamente deve constar tanto na embalagem como no corpo do amortecedor.

Afinal, o item é responsável pelo controle da ação das molas na suspensão, evitando a oscilação excessiva do veículo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo, condição essencial para que sejam mantidas também a estabilidade e a dirigibilidade nas mais diversas condições de terreno.

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Segundo a empresa, os amortecedores Cofap possuem a certificação do Inmetro desde 2012, o que garante a aderência do produto às especificações estabelecidas na Portaria número 301. Essas especificações são verificadas anualmente por órgãos certificadores que realizam uma série de testes e ensaios, sempre respeitando a Portaria 301, no sentido de avaliar e homologar o produto, atestando a durabilidade, a eficiência e o desempenho dos amortecedores Cofap.

Desde janeiro/2013, o selo Inmetro tornou-se obrigatório para fabricação e importação de amortecedores de suspensão automotiva, exceto para motocicletas e algumas categorias de veículos comerciais, também conforme estabelecido na Portaria 301.

Outro alerta muito importante é referente ao uso de amortecedores recondicionados, que não possuem a eficácia necessária para garantir a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Trata-se de peças que já foram descartadas e apenas receberam uma pintura nova ou, no máximo, também tiveram o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos para o seu correto funcionamento.

Vale informar que o óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de componente, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas. Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrerão desgastes e que não podem ser substituídos no recondicionamento.

Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Assim, não há como confiar num amortecedor recondicionado porque o óleo utilizado é inadequado e porque não se sabe as condições dos componentes internos. Essa condição certamente prejudica muito a eficiência do amortecedor e a sua eficácia, comprometendo diretamente a segurança.

Dica importante: Sempre verifique a nota fiscal e o certificado de garantia correspondentes aos amortecedores Cofap. Como essas peças têm o selo Inmetro gravado em baixo relevo no corpo, os recondicionadores podem usar a informação para argumentar que a peça é original. Além disso, é bom lembrar que o consumidor terá direito à garantia somente se o certificado correspondente, que acompanha todos os amortecedores Cofap, estiver preenchido corretamente.

Vale destacar, ainda, que o motorista vai se acostumando com o comportamento do carro e pode não perceber que os amortecedores estão perdendo eficiência. Por isso, é importante realizar revisões preventivas com frequência, ao menos uma vez por ano. Da mesma forma, ao notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, o motorista deve procurar um mecânico de confiança e, caso necessário, peças de qualidade para a substituição.

Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção. O inverso também é verdadeiro, ou seja, caso haja outros componentes da suspensão danificados, a carga sobre os amortecedores pode aumentar, reduzindo a sua vida útil. O ideal é sempre revisar todo o sistema de suspensão. Muitas vezes, a depender do estado da suspensão, um reaperto basta para eliminar ruídos e melhorar a dirigibilidade.

Produtos reconhecidos

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há mais de 60 anos para a indústria automobilística brasileira. A marca é líder no segmento e fornece para a maioria das montadoras instaladas no Brasil, tanto para veículos leves e comerciais leves como para pesados.

Na reposição, são mais de 1.500 códigos ativos para veículos leves, comerciais leves e pesados e motocicletas, que atendem a 98% da frota circulante e garantem ao mercado reparador as mesmas características de qualidade e desempenho do produto original.

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