Notícias

6º Fórum IQA debate qualidade para a indústria do futuro

Com o tema “Os Parâmetros da Qualidade em Ano de Transição de Retomada dos Negócios”, o 6º Fórum IQA debate qualidade para a indústria do futuro. Realizado no dia 10 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, o evento terá a participação de lideranças de toda cadeia automotiva – montadoras, autopeças, concessionárias, distribuidores, oficinas, entidades setoriais, consultorias e governo.

Promovido pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o encontro , segundo os organizadores, reconhecido como a principal plataforma brasileira de discussão sobre a qualidade no setor automotivo. Nesta edição do fórum, o público terá a oportunidade de conhecer os conceitos de diversos especialistas sobre a indústria do futuro, que será norteada pela Manufatura 4.0. “Mundialmente, a indústria avança na adoção de tecnologias disruptivas. Quem não acompanhar toda essa revolução certamente ficará para trás”, alerta Mário Guitti, superintendente do IQA.

Com foco em disseminar o conceito da qualidade já para o futuro, o fórum discutirá como os parâmetros da qualidade serão adaptados no contexto da Indústria 4.0. Além de controlar uma peça, a engenharia precisará garantir a conexão entre sistemas altamente complexos, uma vez que qualquer falha poderá causar imbróglio no desenvolvimento de produtos e processos. Diante desse cenário já presente na indústria nacional, profissionais do setor automotivo terão a oportunidade de se integrar com o assunto por meio das discussões que serão promovidas pelo fórum.

Universidades – Em parceria com a SAE BRASIL, que mantém proximidade com universidades de todo o País por meio das competições de engenharia, o IQA irá conceder convites de cortesia em quantidade limitada a estudantes associados da SAE BRASIL. “Na missão de disseminação do conceito de qualidade, o IQA não trabalha somente com a cadeia automotiva, mas também com universidades para atrair estudantes de engenharia a ingressarem na indústria automotiva. Esta é uma iniciativa para motivar os futuros engenheiros a conhecerem mais o setor automotivo e terem contato com essas novas tecnologias”, conta Mário Guitti, superintendente do IQA.

PROGRAMAÇÃO DO 6º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA

08h15 – Abertura com Ingo Pelikan, presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

08h30 – Palestra O DESAFIO DO PROGRAMA ROTA 2030: UMA NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL, com Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças; e Antonio Megale, presidente da Anfavea.

09h15 – Painel SEGURANÇA DE PRODUTOS: A TENDÊNCIA DE DIGITALIZAÇÃO E ELETRIFICAÇÃO DOS AUTOMÓVEIS, com Bernd Kraemer, vice-presidente de Product Safety da Schaeffler Group AG; Bruno Neri, gerente da Qualidade Corporativa da Robert Bosch; Danilo Lapastini, CEO da Hexagon Manufacturing Inteligence; e Ricardo Teixeira Avila, diretor industrial da Sabó Indústria e Comércio. Mediação de Richard Schwarzwald, diretor da Qualidade da FCA.

11h15 – Palestra OS NOVOS PADRÕES DE QUALIDADE EXIGIDOS PELAS FÁBRICAS INTELIGENTES DA INDÚSTRIA 4.0: PERSPECTIVAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS DO SETOR AUTOMOTIVO, com Mauro Toledo, gerente automotivo da Roland Berger.

11h45 – Palestra QUALIDADE NO AFTERMARKET: A REPOSIÇÃO AUTOMOTIVA INDEPENDENTE E A INSPEÇÃO VEICULAR, com Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Nacional.

12h10 – Palestra QUALIDADE NO AFTERMARKET: A REPOSIÇÃO E OS SERVIÇOS NO FUTURO, com José Mauricio Andreta Júnior, vice-presidente da Fenabrave.

14h05 – Debate AVANÇOS QUE JÁ ESTÃO OCORRENDO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO CAMPO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E NA INTRODUÇÃO DA MANUFATURA AVANÇADA: NOVOS PRODUTOS E NOVAS TECNOLOGIAS, com Claudio Castro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler para América do Sul; André Ferreira, engenheiro sênior de Produtos da Robert Bosch; Rafael Torres, diretor de Engenharia da Cummins para América Latina; e Pedro Afonso, diretor de Tecnologia de Operações da Mercedes-Benz. Mediação de Ingo Pelikan, presidente do IQA.

15h35 – Palestra A QUALIDADE COMO INGREDIENTE INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DO ROTA 2030: A ROTA DA QUALIDADE NO NOVO CENÁRIO QUE SE DESENHA, com Letícia Costa, sócia-diretora da Prada Assessoria.

16h15 – Encerramento

SERVIÇO
6º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA
Data: 10 de setembro de 2018, das 8h15 às 16h15
Local: Centro de Convenções Milenium – rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Clementino, São Paulo, SP
Informações e inscrições: www.iqa.org.br
E-mail: forumdaqualidade@iqa.org.br – Telefone: (11) 5091-4545

ÚLTIMOS POSTS