Notícias

Amortecedores em dia asseguram viagem para veículos pesados

De acordo com a fabricante Monroe, amortecedores em dia asseguram viagem para veículos pesados. Para auxiliar mecânicos e motoristas sobre esse tema, divulga uma série de dicas e alertas para os cuidados com a suspensão de caminhões e ônibus, relembrando a importância da manutenção periódica.

De acordo com Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, os amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão e os responsáveis por manter o contato permanente dos pneus com o solo. “São eles que proporcionam segurança, conforto e estabilidade aos condutores e passageiros”, afirma.

Quando desgastada, a peça pode ainda comprometer a estrutura do veículo e acarretar sérios problemas de dirigibilidade. “Componentes com problemas afetam a capacidade de frenagem do veículo, exigindo uma maior distância para o processo, especialmente em velocidades elevadas. Uma maior demora na resposta ao desviar de um obstáculo também pode ocorrer, colocando em risco a segurança dos ocupantes”, alerta Juliano Caretta.

Além das más condições das estradas, a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores de problemas nos amortecedores. Por esse motivo, a Monroe recomenda a revisão periódica das peças a cada 10.000 quilômetros ou conforme especificação da montadora.

Segundo o especialista da Monroe, algumas dicas são fundamentais para manter os componentes em boas condições: “Recomendamos sempre dirigir em baixa velocidade por pistas em más condições, evitar fazer alterações na suspensão, respeitar os limites de carga, e respeitar os prazos de revisão da peça”, finaliza Caretta.

ÚLTIMOS POSTS