BorgWarner inicia joint venture com a Romeo Power Technology

BorgWarner inicia joint venture com a Romeo Power Technology

Posted by: Flávia Gomes
Em: 10/05/2019

Empresa de tecnologias para veículos a combustão, híbridos e elétricos, a BorgWarner inicia joint venture com a Romeo Power Technology, fornecedor de tecnologia de packs e módulos de baterias. Esta nova joint venture está dividida na razão 60/40, sendo a BorgWarner a acionista majoritária.

“Esta joint venture não apenas complementa nosso sólido portfólio de propulsão existente, mas preenche uma lacuna no mercado entre os fabricantes de células de bateria e os clientes de veículos híbridos e elétricos”, disse Joel Wiegert, presidente e gerente-geral da BorgWarner Morse Systems. “Nossa presença global com engenharia e produção permite-nos comercializar rapidamente nossa tecnologia de ponta, oferecendo ainda mais valor agregado aos nossos clientes.”

A BorgWarner acredita que unir o lançamento de produtos e sua excelência em qualidade  ao módulo de bateria e tecnologia de packs líderes de mercado da Romeo atenderão a uma ampla gama de necessidades dos clientes de veículos elétricos a bateria. Os módulos e packs de bateria incluem sistemas inteligentes de gerenciamento de bateria com algoritmos proprietários para desempenho e vida útil aprimorados, bem como engenharia térmica proprietária para resfriamento ativo e passivo. A adição dos packs de bateria energiza o portfólio atual de produtos da BorgWarner para veículos híbridos e elétricos que incluem motores elétricos, eletrônica de potência, aquecedores de bateria de alta tensão, eAxle iDMs, carregadores de bateria a bordo e muito mais.

“Esta nova joint venture ajuda a Romeo a dar o próximo passo no setor de mobilidade com baterias, acrescentando a escala e os recursos que a BorgWarner oferece,” disse Michael Patterson, fundador e CEO da Romeo Power Technology. “A Romeo tem uma equipe fantástica que realizou muito nos últimos quatro anos. Esta joint venture dá continuidade ao nosso progresso, com capacidade e recursos para expandir e cumprir nossa missão de promover da tecnologia energética.”

A joint venture engloba a parte de mobilidade do negócio de baterias, inicialmente focada em desempenho e veículos leves. A BorgWarner também assumirá uma posição de 20% na Romeo Power Technology e ocupará dois lugares na sua diretoria. O investimento de capital e a joint venture devem ser concluídos no segundo trimestre de 2019, sujeito à satisfação das condições habituais de fechamento.

A aquisição estratégica da BorgWarner de empresas envolvidas na eletrificação, para complementar seus esforços orgânicos, começou em 2015 com a aquisição da Remy International, Inc. (Remy), fabricante líder em componentes elétricos rotativos, como alternadores, motores de partida e motores elétricos de tração para a indústria de veículos automotores e comerciais. Em 2017, a BorgWarner adquiriu a Sevcon Inc., um player global em tecnologias de eletrificação. A Sevcon complementou a capacidade da BorgWarner em eletrônica de potência e também adicionou recursos de carga a bordo ao portfólio. Em fevereiro de 2019, a BorgWarner anunciou a criação da Cascadia Motion e a aquisição de duas empresas sediadas no Oregon, a Rinehart Motion Systems LLC e a AM Racing Inc., que se fund iram em uma nova empresa com foco em soluções elétricas e propulsão híbrida para nichos e aplicações emergentes. Essas aquisições, juntamente com a joint venture anunciada hoje, são marcos significativos, pois a BorgWarner continua a executar sua estratégia como líder em sistemas de propulsão para veículos a combustão, híbridos e elétricos.