Caminhão 100% e Operação Inverno registram excelentes resultados

Caminhão 100% e Operação Inverno registram excelentes resultados

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 18/07/2016

Hits: 34

Programa Caminhão 100% em conjunto com a Operação Inverno e o PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel da Cetesb) registraram resultados neste ano que superaram os de 2015 em ação realizada na Ceagesp para avaliar emissões de gases dos caminhões.

Neste ano, dos 76 caminhões avaliados apenas 17,1% foram reprovados enquanto no ano passado, o número de veículos com problemas de emissão chegou à 42% entre os 64 que passaram pela checagem.

“O número foi bem melhor que no ano passado, isto mostra que o programa vem surtindo resultados”, afirmou Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo).

A iniciativa, que não teve caráter punitivo, objetivou conscientizar os motoristas de caminhões a diesel sobre a importância de combater o aumento da poluição atmosférica, uma das finalidades do Caminhão 100%, programa, criado em 2010, que acontece na Rodovia Castello Branco e já realizou diversas ações em prol da manutenção preventiva também na Rodovia Dutra.

Na ação da Ceagesp, Gaspar explicou que os caminhões fizeram exames gratuitos de medição de emissão de gás pelo escapamento dos veículos. Quando a emissão de gases estava acima do permitido por lei nos caminhões, os motoristas recebiam orientações para realizarem a manutenção.

 De acordo com a legislação, a multa ambiental aplicada nestes casos é de R$ 1.413,00. Mas, os caminhoneiros podem ter desconto de 70%, caso efetuem a manutenção adequada.

 Mais informações: www.carro100.com.br