Notícias

Caminhão elétrico para coleta de lixo tem ruídos reduzidos

Graças à solução da Danfoss, a Planalto começa a usar caminhão elétrico para coleta de lixo tem ruídos reduzidos. Zerar a emissão de gás carbônico (CO2) ao mesmo tempo em que otimiza o desempenho. Isso está se tornando realidade no serviço de coleta de lixo com a adoção de caminhões 100% elétricos. Especializada na fabricação de equipamentos para coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, industriais e infectantes e líder no mercado brasileiro de compactadores/coletores, a Planalto é uma das empresas que têm investido na eletrificação em prol do meio ambiente.

Usualmente, os compactadores de resíduos sólidos são instalados em caminhões a diesel. A Planalto buscou uma solução hidráulica para a instalação de seus compactadores Magnum 15 m³ em caminhões elétricos, com limitação de potência e baixo ruído operacional. Para concretizar esse projeto, a Planalto recorreu à Danfoss, parceira da empresa de longa data.

“A Danfoss já está presente com seus produtos hidráulicos nos compactadores tradicionais há vários anos. A novidade dos caminhões elétricos foi apresentada e a Danfoss atendeu de prontidão, com produtos de última geração e eficiência”, acrescenta o engenheiro Arnaldo Neves de Santana Junior, gerente de engenharia da Planalto.

Para o projeto do caminhão elétrico, a Danfoss propôs um conjunto de bomba de pistão com deslocamento variável S45 60 cc e comando hidráulico ECO80 com saídas proporcionais para melhorar a eficiência e a possibilidade de controle dos movimentos. A solução da Danfoss aumentou o rendimento do caminhão, além de reduzir a emissão de ruído.

Os caminhões elétricos são produzidos pela chinesa BYD e têm desempenho sete vezes maior que os a diesel. A Planalto já comercializou oito caminhões com seu compactador dotado de tecnologia Danfoss e que atendem as cidades do Rio de Janeiro e de Salto, interior de São Paulo.

ÚLTIMOS POSTS