Caminhões eActros elétricos iniciam operações na Suíça

Caminhões eActros elétricos iniciam operações na Suíça

Posted by: Flávia Gomes
Em: 04/07/2019

Em fase de testes junto aos clientes, dois caminhões eActros elétricos iniciam operações na Suíça. Um modelo de 2 eixos e 18 toneladas de PBT (peso bruto total) atua em serviços de logística da Camion Transport na região de St. Gallen. Já a rede de supermercados Migros utiliza uma versão de 3 eixos e 25 toneladas de PBT para o transporte entres suas unidades na área de Zurique.

Caminhões eActros elétricos iniciam operações na Suíça

A entrega oficial dos veículos às empresas ocorreu em 19 de junho, na Mercedes-Benz Trucks de Schlieren, próxima à cidade de Zurique. Os veículos são parte da “Frota de Inovação” do eActros. Cada um dos caminhões em teste na Suíça precisa cobrir cerca de 150 km por dia, o que é plenamente atendido pela autonomia do eActros, de até 200 km. As baterias são recarregadas nos depósitos dos clientes durante a noite.

“Na Alemanha, o eActros livre de emissões vem passando por testes práticos em vários clientes”, diz Jürg Lüthi, CEO da Mercedes-Benz Trucks Suíça. “Com a participação da Camion Transport e da Migros, estamos felizes em receber os primeiros clientes da Suíça provenientes de diferentes setores, o que enriquece ainda mais os nossos testes”.

Na Camion Transport, o eActros da Mercedes-Benz faz parte do projeto de sustentabilidade “centro da cidade livre de emissões”. O caminhão elétrico transporta cargas em geral do Centro de Distribuição da Camion em Schwarzenbach até a região de St. Gallen, o que inclui entregas em pontos da área central desta cidade. A carga é transportada em uma carroçaria intercambiável com plataforma de elevação.

“O tópico da gestão sustentável está profundamente enraizado em nosso grupo empresarial”, diz Josef Jäger, diretor da Camion Transport. “Com os testes do eActros da Mercedes-Benz e a experiência resultante, estamos dando um passo à frente rumo à nossa meta de trazer suprimentos aos centros urbanos de maneira livre de emissões a partir de 2025”.

A Migros utiliza o eActros para abastecer unidades de seus supermercados no centro de Zurique e arredores, a partir de seu Centro de Distribuição de Zurique-Herdern. As rotas apresentam vários desafios topográficos ao veículo, especialmente terrenos montanhosos. Para atender à demanda da Migros, o eActros recebeu uma carroçaria baú com opção de refrigeração, podendo transportar pallets.

“Com o eActros da Mercedes-Benz, faremos o abastecimento das unidades de nosso supermercado de Zurique de maneira livre de emissões – um marco de progresso alinhado com o espírito de nossa filosofia corporativa, que se caracteriza pelo senso de responsabilidade social, ecológica e econômica”, ressalta Marco Grob, chefe de Logística de Transporte da Migros em Zurique.