Catalisador automotivo é um forte aliado contra a poluição

Catalisador automotivo é um forte aliado contra a poluição

Posted by: admin
Em: 24/05/2018

Hits: 5

A empresa de tecnologias contra emissões tóxicas Umicore afirma: o catalisador automotivo é um forte aliado contra a poluição em dias secos. “O componente transforma, por meio de reações químicas, até 98% dos poluentes provenientes da combustão veicular, como o HC (hidrocarbonetos), o CO (monóxido de carbono) e o Nox (óxidos de nitrogênio) em substâncias inofensivas à saúde humana e à qualidade do ar, como vapor d´água, gás carbônico e nitrogênio”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Entretanto, para que essa ação ocorra de forma correta e contribua para amenizar a poluição do ar, é preciso realizar as revisões e manutenções do carro corretamente. “Com atitudes simples, como se atentar à qualidade do combustível, realizar a troca de óleo dentro do prazo e inspecionar as velas de ignição, é possível assegurar que, durante a vida útil da peça, que varia entre 10 e 15 anos, cerca de uma tonelada de material poluente chegue até o ambiente”, destaca Zoca.

A procedência da peça também deve ser levada em conta pelos motoristas, sendo necessária uma especial atenção para catalisadores recondicionados, normalmente originados de peças usadas ou mesmo desgastadas. “Por isso, é importante verificar se o componente possui o símbolo do Inmetro estampado na cápsula, o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada”, finaliza o executivo.

A poluição do ar causa sete milhões de mortes a cada ano, segundo dados de um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). A estimativa do órgão é que nove em cada dez pessoas são expostas a altos níveis de poluentes. Nas grandes cidades, o problema é intensificado nos meses de outono e de inverno, devido aos dias mais secos e consequente dificuldade para a dispersão de gases nocivos à saúde.