ManutençãoNotícias

Chuvas de verão exigem atenção para evitar danos mecânicos

Chuvas de verão exigem atenção para evitar danos mecânicos

Um alerta aos motoristas: chuvas de verão exigem atenção para evitar danos mecânicos e gastos inesperados com manutenção corretiva do veículo. Especialistas da HDI Seguros analisam que o excesso de chuva pode danificar desde o sistema elétrico do automóvel até o motor ou mesmo causar a perda total do carro.

Isso porque, apesar da curta duração, as chuvas dessa época são bastante intensas e geralmente acontecem no final da tarde, horário em que o trânsito costuma estar mais movimentado, o que pode trazer muitos prejuízos para os motoristas.

“Contar com a cobertura de danos causados pelas enchentes é fundamental, principalmente nesta época do ano em que os motoristas são pegos de surpresa pelas chuvas de verão e, muitas vezes, não sabem como lidar com a situação. Nesse caso, é recomendado que o motorista tenha cautela e tome decisões prudentes, evitando se arriscar com o veículo no meio do alagamento. Essa é uma medida que visa preservar tanto o bem quanto o segurado”, diz Frank Nelson Ohi, Diretor de Sinistro da HDI.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Pensando no bem-estar das pessoas e na segurança do carro, é importante ter em mente que a melhor opção é sempre avaliar a situação em que se encontra antes de avançar com o veículo. Para que o motorista possa trafegar com segurança em situações de alagamento, aqui vão algumas dicas:

– O ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro; se esse limite for ultrapassado, o risco de ficar no caminho aumenta bastante.

– A travessia de um local alagado deve ser feita lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo distância suficiente do carro da frente. Velocidade e aceleração constantes evitam a formação de ondas e a entrada de água no escapamento.

– Se a chuva continuar forte e o condutor perceber que o nível de água está subindo rapidamente, o indicado é abandonar o veículo no local e acionar a seguradora o mais rápido possível. Não espere a água chegar à janela, o que pode dificultar a abertura da porta.

– Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.

– Em dias de chuva, a aderência do pneu no asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia.

ÚLTIMOS POSTS