ManutençãoNotícias

Cofap orienta para os perigos dos amortecedores recondicionados

Cofap orienta para os perigos dos amortecedores recondicionados

Fabricante dos componentes, a Cofap orienta para os perigos dos amortecedores recondicionados. A marca explica que os amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão de um veículo. São eles que garantem que os pneus estejam sempre em contato com o solo, independente de obstáculos e depressões, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade e garantindo a segurança do motorista e dos demais passageiros.

De acordo com a Cofap, sem esse componente, as rodas passam a oscilar verticalmente, sem controle, devido à ação das molas da suspensão, tornando a condução do veículo perigosa e suscetível a acidentes. Vale lembrar que a função das molas é sustentar o peso do veículo e permitir a oscilação vertical da suspensão, que é controlada pelo amortecedor.

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Nascida no Brasil há mais de 70 anos, a marca Cofap – fornecedora de amortecedores para a para montadoras e mercado de reposição, com os mesmos produtos – esclarece que amortecedores recondicionados, como o próprio nome diz, são peças reformadas. São amortecedores que foram descartados devido a avarias ou desgaste natural da peça e que recebem pintura nova ou, no máximo, tem o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos.

Cofap orienta para os perigos dos amortecedores recondicionados

Amortecedores são componentes fechados, que não permitem a substituição de peças internas. Por isso, evidentemente, aqueles oferecidos como supostamente recondicionados são mais baratos do que um amortecedor novo, atraindo o consumidor desavisado. Tendo em vista essas características, o uso do amortecedor recondicionado não é recomendado, pois coloca a segurança em risco.

Referência no mercado de amortecedores, a Cofap explica que a segurança de um veículo e seus ocupantes está diretamente ligada aos componentes que fazem parte dos diversos sistemas que o compõe, principalmente aqueles do sistema de suspensão, responsável pela dirigibilidade e conforto de automóveis, vans, caminhão e ônibus. Recondicionados, os amortecedores jamais apresentarão a mesma eficiência do produto novo, comprometendo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo.

O óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de aplicação, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas. Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrem desgastes e que não podem ser substituídos no “recondicionamento”. Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Essa condição certamente não garante a eficiência requerida para um amortecedor de suspensão automotiva.

A Cofap reforça que, caso haja necessidade de troca, é recomendado que sejam utilizados componentes novos, com qualidade reconhecida pelo mercado, como é o caso dos amortecedores Cofap, cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas. A manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados, em oficinas equipadas com ferramentas e equipamentos adequados.

Referência no mercado de amortecedores

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos para o mercado brasileiro e de exportação. A marca é líder no segmento e, além de fornecer para a maioria das montadoras, supre o mercado de reposição com produtos destinados a veículos leves, pesados, agrícolas e de duas rodas. Tanto os amortecedores Cofap como os demais componentes de suspensão da marca estão disponíveis em todo território brasileiro graças à maior rede de distribuição de autopeças do País, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

A marca, que possui 65% de participação de mercado na linha de amortecedores, oferece o portfólio mais completo do mercado, com lançamentos realizados constantemente, acompanhando as movimentações da indústria automotiva brasileira. Hoje, a Cofap possui cerca de 1700 códigos ativos de amortecedores.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelo número de Atendimento ao consumidor Cofap 0800-0194054.

ÚLTIMOS POSTS