Como conservar o filtro de partículas em motor diesel

Como conservar o filtro de partículas em motor diesel

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 18/04/2016

Hits: 5

A fabricante de catalisadores e de filtro de partículas catalisados para motores diesel, a Umicore, fez uma série de orientações para conservar o componente e reduzir emissões de poluentes

Segundo a empresa, o dispositivo, que é acoplado ao sistema de escape do veículo, elimina a fuligem dos gases. Mas, para que exerça sua função plenamente, é preciso atenção para evitar perda precoce do componente. Sua vida útil é de 160 mil quilômetros. “O ideal é estar sempre atento ao manual de instrução do veículo”, acrescenta Cláudio Furlan, gerente Comercial da fabricante.

O componente deve ser trocado quando sofre algum dano físico oriundo de avaria no motor ou sensores que danifique o filtro. De acordo com Furlan, o componente com entupimento, por exemplo, pode elevar sensivelmente o consumo de diesel além de contribuir para a quebra de outros componentes por excesso de contrapressão.

“O combustível é um dos itens que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Por isso, é importante realizar as manutenções preventivas previstas pelo fabricante do veículo para economizar combustível e prolongar a vida útil do filtro”, explica.

Entre as precauções, vale também ressaltar a importância de trocar o óleo lubrificante no período indicado, utilizando a especificação correta. “Quando isso não ocorre, o motor consome mais óleo do que o recomendado, e isso faz com que o sistema de pós-tratamento seja prejudicado, uma vez que são formadas cinzas pela queima de resíduos dentro do filtro, entupindo seus poros”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore. Outro cuidado é realizar a substituição do filtro de ar e de óleo em período indicado. São componentes que também influenciam no sistema de pós-tratamento de gases.

O motorista também deve ficar atento na hora de abastecer. “O diesel para motores de última geração deve ser o S10, que contém uma quantidade mínima de enxofre. Caso contrário, há o comprometimento do sistema e do motor”, complementa Zoca.