Como reduzir as despesas do mês, o que cortar?

Como reduzir as despesas do mês, o que cortar?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 15/09/2020

Esta pergunta todos os brasileiros estão se fazendo: Como reduzir as despesas do mês, o que cortar? E principalmente 12 milhões de desempregados, mas para se fazer esta pergunta, primeiramente devemos saber o que gastamos e onde gastamos, o chamado orçamento familiar.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

Grande parte das famílias brasileiras não tem o hábito de colocar no papel suas despesas e suas receitas mensais. Portanto, para você entender melhor como anda sua situação, é fundamental colocar no papel exatamente o que você tem de despesas e o que tem de receita.

Após fazer isto, comece a classificar dentro das despesas o que é fundamental e o que é supérfluo, você se surpreenderá com coisas banais que fazem parte do seu dia a dia, que podem deixar de existir, até a melhora da situação.

Alta nas vendas de veículos 

Outra coisa que consome recursos, e podem ser acomodada  é o descasamento de vencimentos, ou seja, você tem contas que vencem dia 10, porém seu pagamento ocorre só no dia 15. Aí você ou paga atrasado ou pior, utiliza do cheque especial para efetuar o pagamento. Saiba que as concessionárias de luz, água e telefone e mesmo o cartão de crédito alteram estes vencimentos sem nenhum custo.

Como reduzir as despesas do mês

Outra coisa que devemos evitar é o pagamento da fatura mínima do cartão de crédito, este item está entre os mais caros do Brasil, a taxa média desta modalidade esta entre 14% e 17% ao mês, se você entrar nesta modalidade, com o passar dos meses, sua dívida se torna impagável.

Uma saída para estas contas que contam com as maiores taxas do mercado, é o refinanciamento de seu veículo, pois você estará trocando um empréstimo que para os bancos não possui garantia, por um empréstimo onde a garantia é seu veículo, com isso quanto maior for à garantia que o banco possuir, menor será a taxa praticada.

A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em gestão pela USP
A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em
gestão pela USP

E lembre-se, a economia vem dando sinais de melhora, mais ainda deverá demorar um pouco para que possamos sentir estes efeitos, assim devemos fazer a lição de casa e aprender com a crise.