Notícias

Como usar corretamente o sistema de iluminação do veículo

A Lumileds, fabricante de lâmpadas automotivas Philips, explica como usar corretamente o sistema de iluminação do veículo. As luzes do automóvel têm papel fundamental para a segurança de todos que convivem no trânsito; servem tanto para sinalizar quanto para contribuir com a visibilidade dos condutores.

De acordo com Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds para América Latina, “o uso correto do sistema de iluminação eleva a segurança e alguns equipamentos são obrigatórios por lei em determinadas situações, a exemplo do farol baixo durante o dia nas estradas”. Não acionar o farol baixo nas estradas do País durante o dia pode acarretar em multa de R$ 130,16, além de acumular quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Confira:

Farol baixo

O motorista deve acionar o farol baixo durante o dia nas estradas e o sistema deve ser acionado quando se trafega em períodos noturnos. O farol baixo serve para iluminar a via à frente nos pontos corretos estratégicos para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário.

Farol alto

Sistema possibilita ao condutor a enxergar com mais eficiência à distância. O uso do farol alto só é permitido em vias sem iluminação, sendo que o motorista não deve acionar este sistema quando estiver atrás de outro veículo ou ainda cruzar com ele para não causar ofuscamento.

DRL

Presente principalmente nos automóveis mais novos, a luz de rodagem diurna (Daytime Running Lights) acende automaticamente quando a ignição do veículo é acionada. Tem a função de deixar o automóvel mais visível durante o dia e elimina a necessidade do farol baixo nas estradas quando o veículo conta com esse equipamento. Ao iluminar para cima, o DRL traz diferença na projeção da luz em comparação com o farol baixo, desenvolvido para iluminar a via. O DRL também traz apelo de design.

Luz de posição

Conhecida também como lanterna frontal, a luz de posição não deve ser usada para iluminar a via e tem como finalidade sinalizar a presença do veículo para outros motoristas e pedestres. Deve ser acionada em situações como uma breve parada no período noturno para embarque e desembarque e em estacionamentos para o motorista realizar a movimentação do carro.

Para as aplicações mencionadas, o consumidor encontra lâmpadas halógenas e em LED da marca Philips que trazem benefícios como segurança, estilo e/ou durabilidade.

ÚLTIMOS POSTS