Dicas de pneusManutençãoNotícias

Continental dá dicas para dirigir na chuva com segurança 

Continental dá dicas para dirigir na chuva com segurança 

A fabricantes de pneus Continental dá dicas para dirigir na chuva com segurança. As orientações são essenciais já que é uma condição que oferece perigo. Segundo a marca, nessas situações é que há a necessidade de um perfeito casamento entre as propriedades do composto de borracha e do desenho da banda de rodagem, que precisam trabalhar em conjunto para que o pneu consiga permanecer em contato com o solo sem perder a aderência.

Segundo a empresa, dirigir na chuva pode ser perigoso e demanda alguns cuidados especiais com os pneus. Além de ter a sua aderência posta em xeque, eles também se desgastam mais rapidamente sob essa condição. Por isso, a sua manutenção deve estar em dia.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Continental dá dicas para dirigir na chuva com segurança:

Confira cinco dicas importantes para garantir a sua segurança e evitar acidentes:

– Calibragem, alinhamento e balanceamento – Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento das rodas.

– Análise dos sulcos – Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida aumenta exponencialmente o risco de perda de contato do pneu com o solo.

– Reduza a velocidade – A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens. Reduzir a velocidade permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência.

– Mantenha distância – Além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca.

– Aquaplanagem – Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, explica Rafael Astolfi.

ÚLTIMOS POSTS