Dicas de pneusNotícias

Continental lança pneus produzidos com reciclagem de garrafas PET

Continental lança pneus produzidos com reciclagem de garrafas PET

Substituindo o poliéster das carcaças, a Continental lança pneus produzidos com reciclagem de garrafas PET. A fabricante anuncia que passou a incorporar em seus produtos fios de poliéster reciclados obtidos a partir de garrafas plásticas PET (ContiRe.Tex).

Segundo a marca, o novo material de alto desempenho será usado pela primeira vez em cinco dimensões dos modelos PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact produzidos na próxima fase de lançamento na planta da Continental em Lousada, Portugal, e será gradativamente implementada em outros mercados. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex possuem um logotipo especial aplicado na lateral (“Contém Material Reciclado”).

Continental lança pneus produzidos com reciclagem de garrafas PET

Ele substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dessa gama selecionada, sendo que um conjunto de pneus de carro de passeio padrão utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Em setembro de 2021, a Continental revelou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Ela emprega fios de poliéster obtidos a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermediárias e não recicladas de qualquer outra forma. Isso torna essa tecnologia muito mais eficiente em comparação a outros métodos convencionais de processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. Como parte de um processo especial de reciclagem, as garrafas são classificadas e limpas mecanicamente. Após a trituração mecânica, o PET é granulado para finalmente gerar os fios de poliéster.

Os fios de poliéster feitos de PET absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis mesmo sob altas cargas e temperaturas. Para tornar os pneus ainda mais econômicos e ecologicamente corretos tanto na fabricação, como no uso e também na reciclagem, a Continental está pesquisando intensamente materiais alternativos para a sua produção. Até 2050, no máximo, a empresa pretende empregar apenas materiais sustentáveis na produção de seus pneus.

ÚLTIMOS POSTS