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Cummins e Eaton desenvolvem tecnologia Torqshift para a Ford

A Cummins e a Eaton formaram uma parceria para desenvolver um conjunto com tecnologias de motor e transmissão automatizada integrado que foram adotados em seis caminhões médios e semi-pesados da linha da Ford.

A gama com o novo câmbio automatizado foi denominada Torqshift, a nova gama é formada por seis modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos-mecânicos.

As novas versões Torqshift do Ford Cargo 1723 de seis cilindros receberam motorizações Cummins ISB 6.7 de 230 cv, assim como os modelos 1729 e 2429, porém com a entrega de 290 cavalos de potência. A nova linha 1933 traz sob o capô o motor Cummins ISL 8.9 capaz de gerar 334 cavalos de potência.

Segundo a Cummins, o projeto foi iniciado com a Eaton no Brasil em 2014 e, naquele mesmo ano, o pacote otimizado foi entregue à Ford. No processo de desenvolvimento, os desafios foram nos ajustes de calibração e software do motor para uma melhor comunicação e sincronização com a transmissão automatizada, que permite trocas automáticas ou manuais, com 10 ou 16 marchas, conforme o modelo da Ford Caminhões.

 

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