Notícias

Cummins ressalta para a importância da manutenção do arrefecimento

De acordo com a Cummins Filtration (CF), fabricante dos produtos Fleetguard, 40% dos problemas no motor são causados pela incorreta manutenção do sistema de arrefecimento ou pela má qualidade do líquido, por isso ressalta a importância da manutenção correta e preventiva de todo sistema para manter o motor em ordem e evitar danos causados pelo superaquecimento.

A correta manutenção começa com a inspeção, inicialmente nas mangueiras, fixação correta das braçadeiras, checagem de vazamentos e nível do líquido de arrefecimento. Em caso de completar ou trocar o líquido, a CF oferece no mercado brasileiro a linha ES Compleat EG, Fleetcool EG 30/70 e ES Compleat PG, todos com a marca Fleetguard. Trata-se de uma gama produzida para oferecer o perfeito funcionamento do motor e longa vida útil em todo o sistema.

Alessandra Passoli, supervisora de Melhoria Contínua e Laboratório Químico da CF, afirma que o ES Compleat EG, disponível nas versões Concentrada e Premix 50/50, bem como o Fleetcool 30/70 são produzidos a base de Etileno Glicol, responsável por controlar a temperatura da água.

O ES Compleat EG na versão concentrada deve ser misturado com 50%, em volume de água deionizada, enquanto o ES Compleat EG Premix 50/50 e o Fleetcool 30/70 já estão prontos para uso, oferecendo mais segurança, agilidade e comodidade aos proprietários dos veículos no processo de manutenção, reduzindo ainda o tempo da máquina parada e garantindo a qualidade da água utilizada na mistura.

O ES Compleat PG, disponível nas versões Concentrada e Premix 50/50, possui as mesmas características e benefícios apresentados pelos produtos acima, com a diferença de ter na sua base o Propileno Glicol, sendo desta forma menos nocivo ao meio ambiente e ao homem.

O Fleetcool 30/70 contém 70% de água deionizada sendo recomendado para regiões tropicais, reduzindo o ponto de congelamento para até – 23ºC. O ES Compleat EG e o ES Compleat PG na versão Premix 50/50, traz 50% de água deionizada e são indicados para regiões com temperaturas mais baixas, reduzindo o ponto de congelamento para até -40ºC. Vale acrescentar que os produtos Fleetguard ES Compleat contém em sua formulação um pacote de aditivos anticorrosivos que previne todo o sistema contra a cavitação e corrosão.

Os produtos da marca apresentados possuem em sua formulação também o nitrito, responsável por formar uma camada protetora que auxilia na prevenção contra a cavitação. Segundo a supervisora da CF, “o nitrito é o produto de melhor custo-benefício para prevenção do que chamamos de liner pitting (erosão por cavitação). No entanto, como a alta concentração deste composto químico não é desejada no sistema, a Cummins associou o Molibdato ao Nitrito na composição da linha ES Compleat EG/ PG, reduzindo a sua concentração e mantendo o excelente resultado contra liner pitting. A família de produtos ES Compleat EG/ PG tem sua formulação baseada em ácidos orgânicos e inorgânicos, resultando em um produto com formulação híbrida. A Cummins possui também uma linha de produtos sem a presença de Nitrito, tendo em sua formulação 100% de ácidos orgânicos, denominada família OAT (Organic Acid Technology).

ÚLTIMOS POSTS

Leave a Comment