Notícias

Daimler Buses avança na produção do ônibus elétrico eCitaro

A unidade de negócios do Grupo Daimler, a Daimler Buses avança na produção do ônibus elétrico eCitaro, da Mercedes-Benz. Segundo a empresa, por várias semanas, os primeiros desses veículos elétricos já operam no transporte público de Hamburgo e Heidelberg e mais unidades devem ser entregues, enquanto começam a chegar as primeiras encomendas de países europeus.

Na França, Luxemburgo e Polônia, por exemplo, tão logo cheguem a esses países, os ônibus eCitaro serão integrados às operações de ônibus locais para demonstrar aos gestores do transporte público suas qualidades e adequação para o uso diário. Entre as vantagens dos elétricos destacam-se a redução da emissão de poluentes e o baixo índice de ruídos, proporcionando melhoria na qualidade do ar e no bem-estar a bordo para os usuários.

É importante ressaltar que não há ainda uma grande demanda das empresas de transporte público por ônibus elétricos. Isso ocorre porque a mudança de uma frota de ônibus convencional para uma de acionamento elétrico e a garantia da infraestrutura necessária podem ser mais complexas do que o planejado.

A Daimler Buses oferece consultoria às operadoras de transporte por meio dos serviços eMobility e Omniplus, como por exemplo, orientação individualizada, serviços e treinamento para as empresas que optam pela transição para os ônibus elétricos.

O eCitaro da Mercedes-Benz é produzido na mesma linha de todos os outros ônibus urbanos na fábrica de Mannheim. A diferença está na tecnologia de propulsão. Os modelos eCitaro que estarão disponíveis para testes nas cidades europeias são equipados com 10 conjuntos de baterias e capacidade total de 243 kWh, além de motores elétricos montados próximos aos cubos das rodas.

O gerenciamento térmico otimizado até o último detalhe, com o resfriamento da bateria, ar condicionado com bomba de calor e componentes conectados, é um destaque na fabricação de ônibus. Estes recursos garantem o consumo mínimo de energia, maior eficiência e autonomia. O fato de que o consumo de energia de um ônibus elétrico para o aquecimento e refrigeração pode chegar a 50% é um desafio para os especialistas.

Os chassis de ônibus elétricos Mercedes-Benz se caracterizam pela presença do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assim como pelo controle de rodagem e de inclinação. O veículo deve combinar segurança operacional, disponibilidade na rotina diária e segurança na condução, atendendo aos novos requisitos de emissões, como o Citaro já vem fazendo.

A mudança para os sistemas de propulsão elétrica no caso dos ônibus urbanos é um tópico complexo e requer amplas preparações. Assim, outra alternativa rápida e de menor investimento para implementação, além de ecologicamente correta, é o Mercedes-Benz Citaro NGT híbrido com propulsão a gás natural.

Com o módulo híbrido opcional, o Citaro NGT híbrido é até 8,5% mais eficiente. Os motores a gás emitem quase nenhum material particulado e as emissões de NOx também são muito baixas. Quando usado em conjunto com biogás ou gás natural, o Citaro NGT híbrido é quase neutro quanto ao CO. E é por essa tecnologia que os operadores de serviços públicos de Augsburg estão optando com seus novos ônibus híbridos Citaro NGT.

Em Oldenburg, também na Alemanha, a empresa VWG colocará em operação os primeiros Citaro NGT híbridos articulados do mundo. A demanda pela Europa é maior: em Bourges, na região central da França, a empresa de transporte STU Bourges também optou pelo Citaro NGT híbrido, bem como as operadoras espanholas EMT Madrid e Aucorsa Cordoba. Em Liubliana, capital da Eslovênia, as primeiras unidades de uma encomenda de 17 ônibus híbridos Citaro NGT estão para chegar.

ÚLTIMOS POSTS