Dana conquista prêmio de ecologia om reciclagem de borracha

Dana conquista prêmio de ecologia om reciclagem de borracha

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 30/07/2020

Com o processo de 100% do material, Dana conquista prêmio de ecologia om reciclagem de borracha. O Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Reciclagem – Setor de Autopeças – é promovido para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil.

A fabricante explica que se destacou entre os 164 projetos inscritos com o case de Reciclagem de Borracha, no qual recicla 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

“Nosso inovador programa vem sendo reconhecido desde 2015 e, de lá para cá, atingimos a reciclagem de 100% dos resíduos de borracha. A conquista de mais um prêmio demonstra o reconhecimento do nosso foco na sustentabilidade, na preservação ambiental e no cuidado com os nossos colaboradores e a comunidade”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.

Veja outros prêmios da Dana

Em 2015, mesmo sem que existisse uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana já vinham buscando soluções que permitissem chegar mais perto dos objetivos da empresa de sustentabilidade e de redução dos impactos ambientais.

Reciclagem de Borracha na Dana

Desde 2018, a Dana atingiu a meta de reciclagem de 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O resultado foi alcançado um ano antes do previsto e a iniciativa só foi colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.

Em 2015, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, atingiu a reciclagem de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica. O projeto foi resultado do trabalho iniciado mais de 10 anos antes, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, a empresa buscou formas de reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha.

Em 2010, fechou parceria com a empresa Batistella, situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, que resolveu abraçar a causa e comprou a ideia de reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Em sua 27ª edição, o Prêmio Expressão de Ecologia, teve 164 projetos inscritos, dos quais 27 foram vencedores, em 21 categorias. Criado em 1993 pela Editora Expressão, tornou-se a maior premiação ambiental do País no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, acompanhando e incentivando o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas.