Notícias

Delphi faz certificação de veículos em testes de emissões

Com o objetivo de avaliar e fazer a manutenção da qualidade dos produtos que saem da fábrica, o Centro Tecnológico da Delphi faz certificação de veículos em testes de emissões. Localizado em Piracicaba, o centro é habilitado pelo INMETRO para a certificação de veículos em testes de emissões, conforme normas brasileiras e internacionais. O local conta com onze categorias diferentes de homologação e disponibiliza serviços para diversas montadoras, englobando automóveis, motocicletas e veículos off-road.  Destaque também para os ensaios de certificação para o mercado de reposição, como bombas elétricas de combustível e catalisadores automotivos.

Entre os testes, estão os realizados no dinamômetro de chassis, motores e as análises na câmara  de medição de evaporativas VTSHED e evaporativas de reabastecimento ORVR  O primeiro mede se as emissões de gases tóxicos (HC, CO, NOx CO2, CH4 e NHMC) do veículo atendem aos padrões estabelecidos, por meio de dois tipos de processos. O EPA 75, que simula um ciclo de 45 minutos de trajeto em região urbana e o highway, simulação em rodovia, durante 30 minutos.

Já as análises nas câmaras VTSHED verificam a quantidade de hidrocarboneto (HC) evaporado do tanque e durante o processo de reabastecimento do veículo.

“O Tech Center foi desenvolvido para assegurar a qualidade e a segurança dos componentes da Delphi Technologies, além de garantir o controle das emissões, contribuindo para o meio ambiente. Para isso, os nossos engenheiros verificam a quantidade de poluentes emitidos em locais que simulam tanto regiões urbanas quanto rodovias. As avaliações passam por um processo minucioso até que possamos dar a deliberação para que os veículos possam correr na nossa pista de teste”, explica Roberto Stein, diretor de Engenharia Powertrain.

Os testes na pista são determinantes na inspeção de desempenho, dirigibilidade e calibração. A pista conta com 600 metros de comprimento, estacionamento coberto para quatro veículos e sistema de segurança com rádio comunicador.

“Estamos focados no que fazemos e foi assim que criamos nosso conhecimento e experiência ao longo dos anos. Atuamos em parceria com as principais montadoras e as ajudamos na melhoria de seus veículos, fazendo com que toda viagem seja mais limpa, eficaz, segura e prazerosa”, finaliza o executivo.

ÚLTIMOS POSTS