Notícias

Dicas práticas de como preservar a embreagem do seu carro

Dicas práticas de como preservar a embreagem do seu carro

Especialista da Valeo Sistemas Automotivos dá dicas práticas de como preservar a embreagem do seu carro. Considerada uma das principais peças dos carros manuais e robotizados, a embreagem tem como função a sincronização e a troca das marchas, e a absorção das vibrações do motor para não danificar a caixa de câmbio.

Para saber a hora certa de trocar a embreagem, é preciso seguir as orientações do manual do veículo, segundo Fabio Ferreira Baldin, gerente de produto da empresa. Porém, existem alguns fatores que podem ajudar o motorista a identificar que a vida útil da peça está terminando, como por exemplo a quilometragem avançada, os pedais duros, os ruídos, as trepidações e a perda na transmissão da força do motor do carro para as rodas.

“Para preservá-la, o condutor deve realizar em uma oficina mecânica de confiança, a manutenção preventiva do carro – seguindo as recomendações do fabricante, na qual será analisada os cilindros mestre e escravo, o cabo de embreagem, o tubo guia, o garfo, o rolamento do volante, o eixo estriado e a limpeza da caixa de câmbio”, explica Baldin. Ele ainda lista três práticas que devem ser evitadas para que não ocorra o desgaste precoce do item:

  1. Evite dirigir com o pé no pedal. Esta prática pode “enforcar” a embreagem e causar um desgaste prematuro;
  2. Não tire o pé da embreagem rapidamente. Este costume pode gerar trancos e até arrancadas bruscas;
  3. Evite segurar o veículo em ladeiras usando a embreagem. Este hábito pode ocasionar uma patinação muito forte do item.

Dicas práticas de como preservar a embreagem do seu carro

O AutoZ trabalha com embreagens da Valeo Sistemas Automotivos. “Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

ÚLTIMOS POSTS