DPaschoal mostra os benefícios da recapagem de pneus

DPaschoal mostra os benefícios da recapagem de pneus

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 27/07/2020

Visando economia e sustentabilidade, DPaschoal mostra os benefícios da recapagem de pneus. Assim, o responsável regional da recapagem da empresa, Marcos F. Rafael, abordou e explicou todo o conceito de recapagem, um processo de reutilização da carcaça de pneus para caminhões e ônibus, na qual a borracha da banda de rodagem é substituída.

De acordo com ele, as carcaças para veículos pesados já vêm preparadas para este procedimento. Portanto, se elas passarem pelos corretos processos de manutenção, podem ser recapadas de duas a três vezes (ou mais), gerando economia para o transportador, já que custa cerca de um terço do valor do pneu novo.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

“Este é um recurso muito usado por caminhoneiros e frotistas, pois além de reduzir o custo por KM rodado, é considerado sustentável, já que posterga seu descarte”, destaca Rafael. A empresa realizou durante o ano de 2019, cerca de 110 mil recapagens de pneus.

Porém, como toda peça do veículo tem sua vida útil, a companhia recolhe e destina de maneira ambientalmente correta os pneus, as baterias e as peças trocadas em suas lojas. Para acompanhamento do descarte correto foi implantado o Eco Control, um sistema que permite rastrear todo o processo.

DPaschoal mostra os benefícios da recapagem de pneus: Como funciona o Eco Control?

Primeiro, os itens do veículo são medidos e testados. Caso seja necessário o descarte, o cliente terá certeza de que eles não podem mais ser utilizados; em seguida, o cliente é orientado sobre a importância de deixá-los para destino ambientalmente correto; depois, os pneus resíduos são etiquetados e catalogados; e, por fim, quando chegam ao destino final, o motorista recebe um certificado agradecendo e comprovando sua participação.

Segundo Jacqueline Mingoto, Gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente – QSMA e Facilities da DPaschoal, a companhia possui um programa de gestão de resíduos. “Este programa é operado por empresas contratadas para a correta destinação dos resíduos provenientes das nossas operações, reconhecidas no mercado e certificadas pela ISO 14001. Para os pneus, contamos com uma empresa especializada em resíduos de linha automotiva, que realiza a logística de coleta em todas as lojas de linha leve, linha pesada e recapagem, destinando os pneus para reciclagem ou uso como CDP – combustível derivado de pneus”, finaliza Jacqueline.