Notícias

Fatores que provocam o desgaste das juntas homocinéticas

A Nakata explica quais os fatores que provocam o desgaste das juntas homocinéticas. Esses componentes servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante, sem variações e vibrações, as juntas homocinéticas, compostas, pela própria junta, coifa protetora, abraçadeiras metálicas e graxa e devem estar em boas condições de uso para evitar transtornos ao motorista. “Se a junta homocinética quebrar, o veículo simplesmente não sai do lugar”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva explica que alguns fatores podem contribuir para o desgaste prematuro das jutas homocinéticas, por isso, é importante ficar atento e evitar trancos nas arrancadas, excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas.

Para evitar contratempos ao motorista e ocupantes do veículo, a recomendação é fazer inspeções periódicas nas juntas homocinéticas, principalmente da coifa protetora. “Caso haja algum rasgo ou rachadura na coifa, pode ocorrer contaminação na graxa, deixando-a espumosa ou leitosa devido à agua ou áspera quando contaminada por resíduos”, comenta. As condições de fixação e selagem de abraçadeiras também devem ser observadas. Caso haja a necessidade da troca das juntas homocinéticas, é fundamental se atentar para a qualidade dos componentes.

Sobre a Nakata

A Nakata Automotiva fabrica autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas e está no mercado brasileiro há 65 anos. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

ÚLTIMOS POSTS