Fiat Strada com câmbio automático: conforto e eficiência

Fiat Strada com câmbio automático: conforto e eficiência

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 26/05/2022

Hits: 4210

Frete Drive : Avaliamos a Fiat Strada com câmbio automático, que revela mais conforto e eficiência ao transpoortador. A picape mais vendida do Brasil nunca para de evoluir. Depois de toda a reformulação visual e mecânica, a Nova Fiat Strada ganha um item de conforto e eficiência para sua gama. Trata-se da versão com câmbio automático, ou melhor, CVT, que vem associado ao motor 1.3 Firefly nas configurações, a topo de linha, Ranch, e a Volcano, que mantém ainda a opção de transmissão manual.

Fiat Strada com câmbio automático: conforto e eficiência

A versão que testamos foi justamente a Ranch, muito completa e cheia de tecnologia para uma picape compacta. O motor que acopla nesse câmbio é o 1.3 de quatro cilindros, que consegue desenvolver 107 cv a 6.250 rpm com etanol e 98 cv a 6.000 rpm com uso de gasolina. Em relação ao torque, temos 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm e 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm.

Suave e precisa, a transmissão CVT simula sete marchas e oferece três modos de condução, automático, no qual a central eletrônica ajusta da maneira mais eficiente; a manual, em que o condutor podem escolher trocar as marchas pelas borboletas do volante ou pela alavanca de câmbio; e Sport, que deixa a condução mais arrojada, com o acelerador mais sensível, marchas mais curtas e direção enrijecida.

A engenharia da marca destaca que o óleo do sistema de câmbio é projetado para ter durabilidade for life, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo.

Falando em direção, esta versão adota o tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica na coluna. A tração é dianteira com juntas homocinéticas. Falando sobre a suspensão, a dianteira conta com o conjunto McPherson, rodas independentes e barra estabilizadora e na traseira é usado o eixo rígido tipo ômega e molas parabólicas longitudinais.

Essa configuração deixa a picape bastante robusta, o que é necessário já que a caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg. Ótima dirigibilidade mesmo quando está vazia, o veículo anda muito bem, com conforto e bom desempenho.

Em temos de recursos tecnológicos voltados para a segurança, a Nova Strada mantém o amplo pacote de equipamentos já oferecido em outras versões, como o controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) e o controle de tração avançado E-Locker (TC+), permitindo mais tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h, entre outros dispositivos.

A capacidade e robustez da picape podem ser verificadas por sua altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm), ângulos de entrada acima de 23º e saída de obstáculos além de 28º entre os melhores da categoria, além de contar com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.

Os quatro airbags de série da Nova Strada Automática incluem bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, agregando proteção adicional em diferentes tipos de colisões. São de série também sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor monitoramento da pressão dos pneus.

A extensa lista de equipamentos conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.

A tecnologia também está presente na Nova Strada com câmbio automático. Além do sistema multimídia de 7” – único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos – o modelo passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular, ao mesmo tempo que aproveitam o amplo espaço e o fácil acesso graças às portas traseiras com abertura de 80º. Os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas.

Fiat Strada com câmbio automático: conforto e eficiência

A tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg. Quatro ganchos inferiores e superiores facilitam a fixação dos mais diferentes tipos de carga, e o cliente ainda pode incrementar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.

O custo-benefício sempre foi item de série na Strada e continua na nova versão CVT. O óleo do sistema de câmbio é projetado para ter durabilidade for life, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo. Essa característica única do segmento vai ao encontro da já conhecida robustez e eficiência do motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv e 13,7 kgfm com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

Nova Strada Ranch: ainda mais exclusiva

A Nova Strada Ranch com câmbio automático possui muitos diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria moderna adota novos skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.

O estilo marcante da versão topo de gama é completado pelos faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), a imponente grade com o Logo Script da marca no centro com a elegante Fiat Flag à direita e o capô vincado, que sugere força e robustez, itens que também caracterizam a Nova Strada Volcano.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

O requinte da versão Ranch continua no interior. O painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Nova Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante.

O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos. O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas reforçam o DNA exclusivo da versão.