Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 13/04/2022

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Neste Frete Drive, revelamos a avaliação da Nova Fiat Toro Ultra, com motor turbodiesel e caçamba fechada. A categoria de VUC (veículo urbano de carga) abrange diversos tipos de veículos, desde a picape, passando pelos furgões até o caminhão leve, aquele que pode rodar em centros urbanos. Existe uma característica que é só dele: a possibilidade de ser usado tanto no trabalho quanto no lazer. E a Fiat Toro traz esse atributo na sua raiz.

Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

Nosso teste dessa vez foi com a versão topo de linha, a Nova Fiat Toro Ultra. Rodamos estrada e ciclos urbanos, e o seu desempenho, eficiência e dirigibilidade foram os atributos que mais me encantaram no modelo. A culpa é do novo motor 2.0 turbodiesel MultiJet II, um conjunto desenvolvido em parceria com a FPT, que rende 170 cv de potência e 350 Nm de torque.

O novo propulsor além de economia, tem na redução de poluentes outro grande pilar, por isso, já vem atualizado para atender a nova legislação de emissões do Proconve-L7, recebendo o sistema de injeção de ureia para controle de emissões, mais conhecido como Arla 32.

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A engenharia da Fiat explica que o tanque de Arla 32 tem 13 litros e autonomia de até 10.000 km, representando um gasto extra aproximado de R$ 5,20 a cada 1.000 quilômetros rodados. A nova tecnologia não impactou no tamanho do tanque de diesel, que segue com 60 litros e permite uma autonomia superior a 760 km, de acordo com os registros da montadora.

Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

Na prática, a Fiat Toro ficou mais econômica nesta linha, a média que fizemos foi de 11 km em circuito misto. Combinando com o motor, temos a transmissão automática de nove velocidades e uma tração integral que atua sob demanda e distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro sempre que há perda de tração.

A picape 4×4 ganhou também em capacidade de carga, agora pode levar 1.010 kg, sendo que o volume da caçamba, que é fechada é de 937 litros.

Visual por fora e por dentro

Robustez, essa é a marca dominante da Nova fiat Toro Ultra, perceptível por conta do novo capô com fortes vincos, já com o toque do novo reposicionamento da Fiat, com a Fiat Flag na nova grade frontal. A lateral mostra a linha de cintura elevada e largas caixas de roda, que dão sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.

Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

No cockpit, a tecnologia é a protagonista, revelando um novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital, além do novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de couro.

Fiat Toro Ultra: motor turbodiesel e caçamba fechada

Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Entre os sistemas que integram a tecnologia estão o Aviso de Saída de Faixa (LDW), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Comutação Automática do Farol (AHB).

Para finalizar temos a plataforma de multimidia Connect Me, que reúne todos os recursos de informação numa tela de 10,1” com diversos serviços conectados, wi-fi e emparelhamento com smartphones Android e IOS.

Ficha técnica

Motor: 2.0 turbodiesel
Combustível Diesel
Cilindrada 1.956 cm³
Potência 170 cv a 3.750 rpm
Torque 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão Automático com nove marchas
Tração Integral
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus 6,5” x 17” – liga de alumínio/ 225/65 R17
Freios Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 295 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

ABS/ESC de série

Suspensões Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora com molas helicoidais

Traseira: Multilink com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora com molas helicoidais

Tanque de combustível 60 litros

 

Dimensões e pesos

Comprimento 4.945 mm
Largura 1.858 mm
Entre-eixos 2.982 mm
Altura 1.674 mm
Capacidade de carga 1.010 kg
Volume da caçamba 937 litros
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 kg
Peso em ordem de marcha (Std A) 1.932 kg