Notícias

Fras-le tem trabalho técnico reconhecido em evento internacional

A Fras-le participou recentemente do congresso anual da SAE International (Society of Automotive Enginners), realizado na Carolina do Sul, nos EUA, teve sucesso ao apresentar seu trabalho denominado “Avaliação Experimental das Características morfológicas da superfície de pastilhas de freio durante o processo de Stick-slip”, realizado em parceria com o LATRIB (Laboratório de Tribologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

O engenheiro da marca Diego Masotti foi responsável pela apresentação, que reuniu cerca de 800 pessoas especializadas, ligadas à área de freios. Segundo a Fras-Le, o trabalho consiste numa metodologia de detecção de microvibrações (stick-slip) geradas no contato entre pastilha e disco de freio e que podem ocasionar ruídos durante a frenagem.

Fras-le tem trabalho técnico reconhecido em evento internacional
Fras-le tem trabalho técnico reconhecido em evento internacional

As pastilhas são ensaiadas em um tribômetro, que permite controlar precisamente todas as condições de frenagem. Depois de ensaiadas, as superfícies das pastilhas de freio são analisadas com o uso de técnicas de microscopia para identificar quais as características de sua topografia que estão relacionadas a geração das microvibrações observadas.

Além do desenvolvimento do método propriamente dito, a pesquisa é inovadora em várias etapas de seu desenvolvimento: a variável usada para quantificar as microvibrações é inédita e o software de processamento das imagens obtidas no microscópio foi desenvolvido especialmente para este fim.

ÚLTIMOS POSTS

Leave a Comment