Notícias

GM anuncia lançamento de uma nova arquitetura eletrônica

Para viabilizar a chegada de uma nova geração de veículos elétricos, a GM anuncia lançamento de uma nova arquitetura eletrônica veicular. Segundo a empresa, essa nova arquitetura também permite o advento de sistemas mais avançados de condução autônoma, de conectividade e de segurança ativa.

A GM afirma que, com o salto evolutivo que darão os automóveis nos próximos cinco a dez anos, crescerá consideravelmente o fluxo de dados necessários para que todos estes novos equipamentos funcionem integrados entre si e se conectem também com sistemas externos de trânsito.

A nova arquitetura eletrônica veicular da GM estreia no Cadillac CT5 que chega às lojas da marca no fim deste ano e deve equipar globalmente a maior parte dos veículos da companhia até 2023. Esta tecnologia é composta por um sistema eletrônico inteligente capaz de processar até 4,5 terabytes de dados por hora – cinco vezes mais do que a arquitetura corrente.

Outra inovação é a capacidade de atualização remota de sistemas e suas funcionalidades por toda sua vida útil do veículo, similar ao que já acontece com smartphones.

De acordo com informações da montadora, além disso, a inovação da GM proporciona mais rápida comunicação entre os sistemas do próprio veículo e entre fontes externas graças às conexões de internet de 100Mbs, 1Gpbs e 10Gbps.

“A eletrônica tem cada vez mais relevância em nossos veículos”, diz Mark Reuss. “Nosso novo conceito de arquitetura digital veicular vai dar suporte às inovações futuras em uma ampla gama de avanços, incluindo a democratização dos veículos elétricos e autônomos.”

A questão da segurança cibernética é outro pilar desta nova arquitetura eletrônica. O DNA do sistema inclui recursos adicionais de proteção tanto para hardware como para software que refletem a importância que a empresa dá a este tema.

ÚLTIMOS POSTS