Goodyear alerta para revisão antes viajar

Goodyear alerta para revisão antes viajar

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 22/12/2016

Hits: 5

Com a chegada do final do ano, a preocupação com a manutenção dos veículos fica mais aguçada pelo fluxo muito maior nas estradas, portanto a recomendação é que antes de viajar, seja feita uma boa uma checagem completa no automóvel.

A Goodyear alerta que um dos principais pontos para garantir a segurança, é rodas com pneus em boas condições e com a calibragem correta. Além disso, a empresa indica alguns itens que precisam ser verificados: motor; suspensão; freios; fluidos; componentes elétricos; limpadores de para-brisa; e claro, os pneus, com atenção especial para a calibragem, profundidade dos sulcos e condições do estepe.

A fabricante indica que a calibragem com a pressão correta seja feita de acordo com as inscrições do fabricante do veículo. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do componente e, consequentemente, sua durabilidade. Para calibrá-los, basta seguir as orientações no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou na tampa de abastecimento do tanque de combustível.

Segundo a empresa, outro item que deve ser checado é o estepe. Não se esqueça de conferir a sua calibragem e suas condições gerais, assim como a presença da chave de roda e do triângulo. Mas fique atento: o fato de nunca ter usado esse pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso.

Também é mandatório ficar atento à profundidade dos sulcos: quando for inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar o risco de aquaplanagem.

 

Manutenção preventiva

É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independentemente do cuidado do condutor. Para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica.

O ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, deve procurar um mecânico. Também é preciso ter cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo.

O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluidos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo.

 

Crianças no carro

Se você vai levar crianças com menos de 36 quilos e 1,45 metro de altura, utilize sempre uma cadeira de segurança adequada ao peso de cada uma delas, que pode ser a do tipo bebê conforto (desde o nascimento até os 13 quilos), a cadeira de segurança (de 9 a 18 quilos) ou o assento de elevação (19 a 36 quilos).

Não reutilize cadeirinhas que já estiveram envolvidas em um acidente de carro. O selo do Inmetro é obrigatório nas cadeiras de segurança comercializadas no Brasil. Portanto, use apenas produtos com o selo do Inmetro ou certificação europeia ou americana.

Site: www.goodyear.com.br/

Twitter: https://twitter.com/goodyearbr/

Facebook: www.facebook.com/goodyearbr