Notícias

Goodyear exibe o pneu inteligente nas estradas de Genebra

Goodyear exibe o pneu inteligente nas estradas de Genebra

A fabricante de pneus Goodyear exibe o pneu inteligente nas estradas de Genebra, durante o Salão Internacional do Automóvel. De acordo com a marca, trata-se de um pneu com completo sistema de informação, que inclui sensores e algoritmos alojados em uma nuvem que trabalha em conjunto para comunicar em tempo real, por meio de aplicativo, o desempenho das frotas.

“À medida que a mobilidade partilhada continua a crescer em popularidade, começamos a enxergar que as aplicações por quilômetros percorridos em veículos também estão aumentando substancialmente”, afirmou Chris Delaney, Presidente da Goodyear Europa, Oriente Médio e África. “Para os operadores de frotas partilhadas, gerir proativamente as questões relacionadas com o serviço de pneus é fundamental tanto para a experiência do cliente como para o modelo de negócio”. O protótipo de pneu inteligente da Goodyear garante uma conectividade permanente e compartilha dados em tempo real, permitindo uma utilização ótima dos pneus para uma mobilidade mais segura e rentável, e uma maximização do tempo de operação.

A Goodyear afirma que os sensores do seu pneu inteligente, em conjunto com a informação do veículo e de terceiros, fornecem dados em tempo real aos algoritmos patenteados da Goodyear. Graças a estes algoritmos, a informação sobre a identificação e o estado dos pneus, incluindo o desgaste, a temperatura e a pressão, é permanentemente atualizada e partilhada com os operadores de frota.

“A informação relativa à performance e ao desgaste dos pneus fornece um sinal em tempo real sobre quando um pneu necessita de serviço para ampliar os seus atributos em termos de vida útil, economia de combustível e outros fatores de desempenho”, prosseguiu Delaney. “Este tipo de manutenção proativa permite aos operadores de frotas identificar e resolver com precisão questões relacionadas com os pneus e eventuais serviços antes que estes ocorram”.

A mobilidade partilhada continua a aumentar, com base nas aspirações de um custo reduzido e uma maior comodidade para os consumidores. Em 2015, os quilômetros compartilhados representaram 4% da quilometragem total percorrida no mundo. Prevê-se que este número supere os 25% em 2030. “Á medida que o panorama da mobilidade continua evoluindo, as necessidades dos consumidores e dos operadores de frotas também cresce”, referiu Delaney. “A Goodyear antecipa os produtos, os serviços e as experiências, garantindo soluções de mobilidade aos consumidores e às frotas”.

ÚLTIMOS POSTS