Notícias

IQA orienta ter cuidado para dirigir em dias de chuva

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – divulgou uma série de dicas que recomendam cuidados básicos para uma direção mais segura sob a chuva. Isso porque situações como baixa visibilidade e pista escorregadia são alguns motivos que aumentam o risco de acidentes de trânsito, exigindo atenção redobrada do motorista.

Entre as dicas, verificar os itens de segurança é a primeira orientação. “Os pneus devem estar dentro do limite máximo de desgaste. Pneus ‘carecas’ reduzem a aderência e facilitam a derrapagem”, alerta Sérgio Fabiano, engenheiro e gerente de Serviços Automotivos do IQA. Limpadores de para-brisa, freios, lanternas e faróis também devem apresentar boas condições.

Ele recomenda ainda que, ao dirigir sob a chuva, o motorista sempre mantenha uma distância maior do veículo da frente, além da utilização dos faróis baixos (facilitam a visualização do veículo por outros motoristas), com a velocidade reduzida. “Quanto maior a velocidade, maior o risco de acontecer a aquaplanagem, quando o carro desliza sobre uma lâmina de água”, explica.

Já em situações de chuva muito forte ou granizo, o motorista não pode parar na pista em hipótese alguma porque há risco de colisões. “O correto é sempre parar em locais seguros como postos de combustível ou até no acostamento e sinalizar com as luzes e o pisca alerta”, diz.

Segundo Sérgio, locais alagados ou inundados devem ser evitados porque podem esconder obstáculos e armadilhas. A recomendação é desviar ou esperar a água baixar. Se ainda houver alagamento em vias que estão próximas a córregos ou rios, o risco é maior porque o carro também pode ser arrastado.

Caso o condutor observe que a altura da água não ultrapassa a metade das rodas e decida atravessar, o Instituto recomenda engatar a primeira marcha e manter uma aceleração baixa e constante. “Não troque de marcha e só atravesse pequenas distâncias. Prefira ainda o centro da via, onde geralmente está o ponto mais alto”, orienta o gerente de Serviços Automotivos do IQA.

ÚLTIMOS POSTS